25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

MARACAJU

Gestão de referência em MS, Maurílio aponta mais avanços com Lenílso

MDB sai na frente, liderado por prefeito com aprovação popular superior a 80%

Com numerosa e vibrante presença da comunidade e de representantes dos diversos segmentos sociais e econômicos, o MDB de Maracaju realizou na noite de sexta-feira, 6, um dos mais concorridos atos políticos do interior de Mato Grosso do Sul no início deste ano eleitoral.

As principais forças representativas da região atenderam ao chamado de sua principal liderança, o prefeito Maurílio Azambuja (MDB), para participar de dois grandes momentos no plenário da Câmara de Vereadores: a prestação de contas da gestão municipal e a apresentação do candidato do partido à prefeitura, o secretário de Fazenda Lenílso Carvalho. Além de enumerar avanços marcantes de sua gestão, como o êxito do planejamento que alicerçou a bem-sucedida condução das políticas públicas, o prefeito fez questão de salientar que mesmo com tantos avanços muito ainda precisa ser feito.

“Precisamos avançar mais. Eu entendo que o crescimento só tem sentido quando todos os cidadãos e cidadãs têm igualdade no acesso às oportunidades e assim possam crescer juntos com a cidade, exercendo seus legítimos direitos e usufruindo das potencialidades e das riquezas que precisam gerar bem-estar para todos, em todas as áreas”, enfatizou o chefe do Executivo. Em seguida, Maurílio disse que a escolha de Lenilso, feita em um processo democrático e qualificado, traz a garantia de novos avanços.

O prefeito destacou que o MDB tem excelentes quadros e lideranças gabaritadas para os desafios eleitorais, políticos e administrativos. Por isso, ele e os demais membros dirigentes adotaram um procedimento aberto e democrático para fazer a difícil escolha. “Poderia ter sido qualquer uma das opções que tínhamos em nossos quadros, pois todos têm as credenciais”, afirmou, referindo-se à pesquisa interna realizada pelo MDB.

O atual prefeito, Maurílio Azambuja, que tem 80% de aprovação pela população em sua gestão que elevou o município de Maracaju.  Foto: Maracaju em Foco 

Em seu discurso na Câmara, Maurílio Azambuja enalteceu os predicados de Lenilso: “Eu confio nele, acredito nele. É responsável, trabalhador, competente. Alguém pode dizer: ah, mas ele tem a cara feia. Mas o que nós precisamos é de gente voltada para o trabalho, para o bem-estar de Maracaju, buscando estar com as pessoas, mantendo os pagamentos em dia, planejando. Não adiante vir alguém aqui e tira as fotos, sorrindo, promete e as coisas não acontecem. Já tivemos isso no passado. E não queremos voltar ao passado”, completou.

Esta abordagem se reflete nos dados impressionantes do desempenho gerencial de Maracaju neste ciclo, escalando o ranking dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul até ocupar os primeiros lugares em vários itens de gestão, especialmente no equilíbrio das finanças, desenvolvimento econômico e social, atração de investimentos e geração de empregos, com destaque ainda para políticas públicas de educação, saúde, assistência e sustentabilidade.

E aí está o recorte específico no perfil de Lenílso: é formado em Administração e exerce com eficiência, em seu papel na base inteligente do governo. Compenetrado e sem as características típicas dos políticos mais desenvoltos, demonstra estar quase sempre concentrado nos problemas e soluções sob sua responsabilidade.

E soluções são abundantes, especialmente nas finanças: a Prefeitura paga em dia os salários do servidor desde o primeiro mês do mandato, consegue trabalhar com verbas próprias dentro de um orçamento rigorosamente medido para bancar despesas básicas e fazer investimentos em manutenção e até em aquisições, como ocorreu na compra de caminhões para ampliar a frota utilizada nos serviços diversos.

HUMILDADE

Foto: Reprodução/Maracaju em Foco  

Lenílso mostrou bom-humor ao abrir seu discurso mencionando o fato de ser um secretário sério e discreto, que pouco sorri. Ao abrir a palavra e dar boa-noite ao público, falou sobre sua presença na administração municipal como servidor público há 27 anos, dizendo-se feliz por ter sido lembrado “dentro de um grupo vitorioso que fez história e continuará fazendo em Maracaju”.

Não economizou elogios e agradecimentos à família, ao prefeito Maurílio e à primeira-dama Leila, declarando-se um soldado do MDB e da comunidade. Ao ressaltar que está se colocando à disposição da comunidade, anunciou que vai conversar com todas as pessoas, sobretudo apresentando-se a quem diz que não o conhece. “Quero dialogar com todos que tenham sugestões para o progresso da cidade e do povo, quero fazer com as pessoas uma caminhada coletiva, de propostas, aproveitando as experiências vitoriosas desta administração para conservá-las e, quando necessário, aprimorá-las, debatendo novos avanços e deixando sempre bem claro que não abrimos mão da responsabilidade, da transparência e do respeito”, pontuou.

DESAFIOS

Lenílso recebe apoio no lançamento da pré-candidatura em Maracaju. Foto: MS Conectado 

Segundo Lenílso Carvalho, o programa de governo será debatido entre o partido, as forças aliadas e a população, porque assim se define as prioridade, se evita o desperdício de recursos. “Ouvir a comunidade é fundamental. É assim que funciona e é assim que vem dando certo na gestão de Maurílio Azambuja”, assinalou.

Para o pré-candidato, a gestão de Maurílio Azambuja – que é prefeito pela terceira vez – cuidou de preparar o município para atrair investimentos e ter seu próprio modelo de desenvolvimento, investindo, entre outros fatores, na valorização dos servidores e dos serviços públicos, no incentivo às inteligências e capacidades locais e na afirmação de Maracaju como um centro de excelência para investimentos em diferentes segmentos da economia.

“Vamos avançar mais nos serviços de saúde e educação, investir no conhecimento e na promoção humana, fomentando o empreendedorismo e combatendo demandas que com o crescimento nos desafiam, como o déficit habitacional”, disse. Lenílso quer uma cidade cada vez mais modernizada, mas sem perder seus laços culturais, esportivos e de lazer, com foco nas tradições e atividades que mobilizam a população, aquecem o comércio e intensificam o turismo, como a gastronomia, com destaque para festas como a da Linguiça de Maracaju, a Expomara e a Showtec.

Para que todo plano de governo seja bem-sucedido, Lenílso Carvalho chama a atenção para uma condição primordial: planejamento. “Nada se faz sem avaliar com um olhar crítico e responsável o custo-benefício, o impacto orçamentário e também o grau de prioridades”. A palavra de Lenílson tem autoridade e crédito – afinal, é a palavra de quem pensou como fazer o caminho para Maracaju chegar aonde chegou e firmar-se entre os municípios com o melhor índice de desenvolvimento no Estado.

6 surfistas brasileiros que estarão nas Olimpíadas 2024: conheça os atletas classificados
ESPORTES
há 33 minutos

6 surfistas brasileiros que estarão nas Olimpíadas 2024: conheça os atletas classificados

Presidente do Santos sonha com a volta de Neymar ao clube
FUTEBOL
há 42 minutos

Presidente do Santos sonha com a volta de Neymar ao clube

Para Bolsonaro, o cenário na Capital é a certeza com Adriane e a aventura com outras opções
ELEIÇÕES 2024
há 2 horas

Para Bolsonaro, o cenário na Capital é a certeza com Adriane e a aventura com outras opções

Prefeitura investe R$ 45 milhões em ações para habitação
EMHA | CAMPO GRANDE (MS)
há 16 horas

Prefeitura investe R$ 45 milhões em ações para habitação

Aldo sofre mal súbito ao volante e morre após carro atingir barbearia
COOPHASUL, CAMPO GRANDE (MS)
há 18 horas

Aldo sofre mal súbito ao volante e morre após carro atingir barbearia

Restauração de trechos da BR-267 segue a todo vapor, comemora Vander
INFRAESTRUTURA
há 19 horas

Restauração de trechos da BR-267 segue a todo vapor, comemora Vander