29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Passou a fase da adaptação, é hora de Olarte mostrar trabalho, diz Paulo Siufi

Sem rompimento, a bancada de vereadores da Capital, ainda que mantendo suas individualidades, passará a exercer uma cobrança mais efetiva sobre Gilmar Olarte.

A- A+

Após a reunião do PMDB estadual, onde foram traçadas metas para as próximas eleições e direcionados os posicionamentos a serem tomados pelos parlamentares da sigla, ficou definido que o partido não faz parte da administração da Capital, ainda que o vereador Edil Albuquerque (PMDB) tenha participado como secretário e hoje ocupe o cargo de líder do Prefeito na Câmara Municipal.

Segundo o vereador Paulo Siufi (PMDB), chegou o momento de cobrar ações mais efetivas por parte da administração de Gilmar Olarte (sem partido). “Essa administração foi talhada de uma forma diferenciada, porque pegou uma casa esfacelada financeiramente. Agora, não tem motivos”, disse o vereador.

Sobre as declarações do deputado federal Carlos Marun (PMDB) de que “quanto mais longe da administração municipal, melhor”, afirmando que a sigla deve se afastar do atual prefeito Gilmar Olarte (PP) e de seu governo, Siufi disse que ele tem a opinião dele, e que respeita isso. O vereador enfatizou que Marun está no Congresso e o partido apóia a presidente Dilma Rousseff (PT), que está com sua imagem esgarçada, e que o presidente da Câmara é do PMDB, e questionou: Marun votou nele? Eu [Siufi] não questionei isso com ele.

Avaliação

A questão do apoio está centrada que será apresentado. “Onde você não tem resultado na pasta, você tem que reavaliar, porque já tiveram tempo suficiente pelo menos para mostrar um organograma diferente, um planejamento diferente. Se não fizeram isso até agora é porque não têm competência, mesmo.  Agora, isso tem que ser uma avaliação do Executivo, o Legislativo não tem nada a ver com isso. O Legislativo não tem que influir na escolha dos secretários. Essa é uma posição que tem que ser dele, nós não podemos interferir, da mesma forma que ele não pode interferir na criação de leis aqui na casa. Cada um na sua área, de forma independente e harmônica”, disse Siufi.

O partido quer que haja uma definição da importância dada pelo prefeito para a manutenção da sigla na base de apoio. Se é importante que o PMDB permaneça na base, então a gestão municipal terá que dar subsídios e apresentar os resultados esperados.

“Estamos na fase de adaptação dessa administração. O ano passado foi completamente atípico, agora, não. Os vereadores estão na expectativa. Esse ano teve um orçamento melhor, o IPTU arrecadando mais, mais receita, agora tem que mostrar trabalho”, segundo Siufi.

Esse apoio, conforme os vereadores, não significa que o PMDB não vai concorrer à Prefeitura com candidato próprio. Ficou bem clara na reunião de ontem a intenção de disputar as 79 prefeituras, ou o maior número delas.

Em relação às secretarias que tem demonstrado pouco, ou nenhum rendimento, e questionado se o PMDB teria interesse em ocupar estas pastas em troca de um apoio mais efetivo, Siufi disse que a bancada tem nomes capacitados para indicar, mas que Olarte tem que indicar o que ele entende que não está funcionando, e aos vereadores do partido mostrar o que acreditam que não está funcionando. E citou como exemplo o desconforto causado pela operação tapa buracos, que tem que ser esclarecida para a população e para os próprios vereadores, e ressaltou: “ai sim nos vamos retomar esse direcionamento. O avanço é a partir do momento em que estiver bem esclarecido. Não pode ter dúvida, porque a partir da dúvida, o plenário está bem interessado em investigar de uma forma mais profunda”.