19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

LIVRE DA DOENÇA

Segundo teste de Bolsonaro dá negativo ao coronavírus

Colunista havia afirmado mais cedo que o primeiro teste do presidente era positivo

A- A+

 O presidente Jair Bolsonaro testou negativo  para o novo coronavírus, segundo informou o próprio presidente em rede social, há poucos minutos. Um segundo teste realizado, dessa vez deu negativo. Ele começou a ser monitorado na manhã de ontem, quinta-feira, quando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.

Bolsonaro informou o resultado dos exames no Facebook junto de uma foto no qual aparece dando uma banana para jornalistas. em um episódio recente em Brasília.

Wajngarten participou da comitiva  da viagem presidencial aos EUA e esteve em jantar no sábado com Bolsonaro e Donald Trump. Segundo fontes próximas ao presidente americano, Trump estaria "muito preocupado" após entrar em contato com Wajngarten e Bolsonaro, embora tenha procurado transmitir tranquilidade publicamente.

Na manhã desta sexta, o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia,  o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e o ministro ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, estiveram no Palácio da Alvorada. O presidente recomendou ontem que amigos não o visitassem até que ele recebesse o resultado do teste.

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro  apareceu com uma máscara durante sua tradicional transmissão ao vivo semanal no Facebook. Ele disse que ainda aguardava notícias sobre o teste e orientou que fossem  "repensadas" as manifestações programadas por seus apoiadores para acontecerem no domingo.

Bolsonaro também apareceu em rede nacional às 20h30m em um pronunciamento gravado no qual não utilizava a máscara. Reiterou sua sugestão para que os protestos a favor do governo não sejam realizados em razão da necessidade de evitar aglomerações de pessoas em meio à crise do coronavírus.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, informou  no Twitter ontem que o pai não apresentava sintomas da doença. 

Assim como o secretário Fábio Wajngarten, Eduardo integrava a comitiva para os EUA com Bolsonaro — também estiveram na viagem a primeira-dama Michelle Bolsonaro e quatros ministros: Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional; Fernando Azevedo e Silva, da Defesa e Bento Albuquerque, de Minas e Energia.

Todos eles, incluindo os outros membros da comitiva, foram testados para o coronavírus e aguardam resultado dos exames. O ministro Bento Albuquerque teve o resultado negativo divulgado até agora. 

Fonte: O Globo.