02 de maio de 2024
Campo Grande 31ºC

Simone ressalta importância de nova fábrica da Eldorado para Três Lagoas e região

A- A+

A senadora Simone Tebet (PMDB) acompanhou ontem (15) a solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova linha de produção de celulose da Eldorado Brasil, em Três Lagoas. 

Simone destacou que a segunda fase da fábrica, batizada de Projeto Vanguarda 2.0, irá criar 20 mil empregos diretos e indiretos para o Estado e para o Brasil, aquecendo a economia local. “Precisamos de empreendedores corajosos, que ousem, especialmente em momentos difíceis como esse”, disse a senadora parabenizando o presidente da Eldorado Brasil, empresa que movimenta cerca de 10%, do PIB industrial do Estado.

?O projeto “Vanguarda 2.0” terá investimento de R$ 8 bilhões e dará origem ao maior complexo industrial do setor. Com as duas linhas em operação, a Eldorado será capaz de fabricar até 4 milhões de toneladas de celulose por ano.

Durante a solenidade, Simone relembrou detalhes das tratativas para levar a primeira fábrica da Eldorado Celulose a Três Lagoas ainda quando ela era prefeita da cidade. “Eu me lembro que como prefeita recebi um telefonema dos investidores relatando que estavam tendo dificuldades para fechar a compra do terreno. Eles iriam a São Paulo falar com os proprietários pela última vez. Se o negócio não fosse fechado, levariam a fábrica para o Tocantins. Me convidei para ir a SP apenas para ver a negociação. Depois de muitas discussões e tratativas vi que o projeto não sairia. Então, disse aos proprietários: Eu tenho por obrigação defender a cidade. Vou me retirar, gastem o tempo que for necessário, mas saiam daqui com um acordo, se não, amanhã estará publicado no Diário Oficial do Estado a desapropriação dos 200 hectares necessários à construção da fábrica. Eu saí e comecei a rezar porque eu não tinha o dinheiro para comprar essa gleba. Devo ter sido convincente e eles fecharam o negócio”.