23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Zeca diz que prisão de Delcídio é perseguição política e cobra investigações ao PSDB

A- A+

Após a prisão do senador Delcídio do Amaral, na manhã desta quarta-feira (25) pela Polícia Federal, suspeito de oferecer fuga ao ex-diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, alvo da Operação lava Jato, petistas analisam a situação como “prejuízo a imagem do governo Dilma Rousseff”, já que Delcídio é líder Governo no Senado. 

Para o deputado federal, Zeca do PT, que conversou com o MS Notícias, a prisão do Senador é uma tentativa de desmoralizar e prejudicar o Governo do PT, que já passa por uma crise financeira e econômica desde a reeleição de Dilma. “É evidente que este fato, ocorrendo com uma figura de grande representatividade como o Delcídio prejudica e muito a imagem do nosso partido, não por ele ter sido preso, mas por que as coisas tem acontecido somente com o PT”, pontua o deputado. 

“Criminalização da política”
O deputado também questiona os procedimentos da investigação e cobra investigações em cima do PSDB, partido tucano que nos últimos anos “travou guerra” contra o Partido dos Trabalhadores. “Desde quando eu era vereador, eu comentava que existia uma criminalização da política e percebemos que existem tratamentos seletivos diferenciados, uma parcialidade, por quê não investigam o Aécio? Por quê não apuram denúncias do “mensalão tucano de Minas”? E o metrô de São Paulo? Existe muita seleção na hora de investigar e acredito que essa situação é uma perseguição política para destruir a imagem do partido, principalmente a de Lula, com projetos políticos para 2018. Vamos levantar a cabeça e temos a consciência de que as coisas serão esclarecidas futuramente”, analisou o deputado. 

Abalo

O presidente da Executiva Regional do PT, em Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Biffi comentou que está surpreso com a prisão de Delcídio. Segundo Biffi, o momento é de apreensão e de buscar esclarecimentos dos fatos. “É muito cedo para falarmos sobre isso. Nesse momento estamos preocupados com os esclarecimentos dos fatos. É uma vida  que está em jogo”, ressalta.

Posição do Senado
De acordo com a assessoria de comunicação da Casa de Leis, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) tem a prerrogativa de solicitar a liberação do petista no prazo de 24 horas, conforme o exposto no art. 53 da Constituição Federal que prevê a imunidade de Deputados e Senadores. A imunidade material, também denominada "inviolabilidade parlamentar" está prevista no "caput" do Art. 53, da Constituição Federal: "Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos".

Delcídio do Amaral foi preso em Brasília a pedido do MPF ( Ministério Público Federal). Segundo a Polícia Federal, o senador estaria atrapalhando apurações a respeito da Operação Lava Jato. Além de Delcídio também foram presos pela PF o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, o chefe de gabiente de Delcídio, Diogo Ferreira, e o advogado Édson Ribeiro, que defendeu Cerveró.