18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Motódromo de Três Lagoas tem a reta de largada mais comprida do Brasil

A- A+

Seguem em ritmo acelerado as obras de reformulação da pista de corrida que está sendo construída no Arena Mix para a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, que este ano acontece nos dias 12 e 13 de abril vindouro em Três Lagoas. Segundo Paulo Scaramez, consultor oficial de pista da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), responsável pela construção de todas as pistas do campeonato nacional, serão 1.400 metros de extensão, com 12 curvas e 14 rampas, seguindo padrão da Federação Internacional de Motociclismo (FIN).

“A reta de largada desta pista será a maior do Brasil, com 110 metros”, revelou Paulo Sacaramez, acrescentando que a estrutura no Arena Mix, com box com asfalto, abastecimento de energia e água, entre outros detalhes, só existe em centros de treinamentos da Honda em Indaiatuba (SP), na capital paulista e em Recife (PE).

Conforme Paulo, durante a corrida, com base na estrutura da pista (extensão, número de curvas, rampas), o piloto não fará o percurso em menos de um minuto e 40 segundos. “Pode ser que baixem dez segundos”, avalia.

De acordo com Scaramez, 50% da obra já está pronta. “O restante é mais fácil de fazer. Para isso, vamos forrar a pista com areia; serão 12 carretas de areia que na semana que vem já despejam o material na área e duas máquinas vão espalhar. Depois é só irrigar para manter a pista compacta, mas macia”, observou Paulo. Uma das reclamações, na edição do ano passado, ainda segundo Paulo, foi com relação à dureza do solo e agora, com a reforma, cerca de 700 metros de areia serão espalhados em meio à terra, em alguns pontos da pista. Disse que ainda vai ser feito cercamento da parte nova da pista, onde estava instalado um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cuja área também vai servir para estender a pista.
Com a reformulação da pista, de acordo com Scaramez, aumentou-se a qualidade técnica da corrida devido, justamente, à aplicação de material arenoso e presença de obstáculos novos.
Antes de viajar para o Rio de Janeiro, aonde vai também dar início à construção de uma pista, na manhã deste sábado (29) Paulo, ainda em Três Lagoas, assegurou que a estrutura existente no Arena Mix condiciona a cidade ser sede até de eventos internacionais. “Tem sim condições de sediar campeonatos latino-americanos e mundiais”, avalizou Scaramez. Perfil News