26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Esportes

Prodesc/Fundesporte organiza o Desafio Chute na Gaveta nesta sexta-feira

A- A+

Campo Grande (MS) A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) organiza nesta sexta-feira (7), a partir das 15 horas, o Desafio Chute na Gaveta. A atividade será virtual e vai envolver mais de 20 alunos-atletas integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) Treinamento Desportivo, que praticam a modalidade futsal em escolas estaduais.

As disputas serão transmitidas ao vivo no canal Futsal Prodesc no YouTube (clique aqui para acessar), com supervisão de um dos coordenadores da modalidade do Prodesc/Fundesporte, Flávio Denis de Andrade Medeiros e interlocução do técnico desportivo Leandro Fonseca. A finalidade é estimular o espírito competitivo saudável entre alunos-atletas, promover a interação entre escolas e movimentar a garotada durante o período de quarentena em razão da pandemia de Covid-19.

Como o próprio nome do Desafio já diz, o objetivo é acertar, com o chute, a bola em um dos ângulos retos superiores da trave do gol. Este tipo de chute é popularmente conhecido no meio futebolístico como "chute na gaveta" ou "onde a coruja dorme". Cada participante terá três tentativas.

Participarão alunos-atletas das seguintes instituições de ensino: EE Thomaz Barbosa Rangel (Rio Verde de Mato Grosso), EE Dorcelina Folador (Novo Horizonte do Sul), EE Sidrônio Antunes de Andrade (Sidrolândia), EE Salomé de Melo Rocha (Guia Lopes da Laguna) e EE Professor Joaquim Alfredo Soares Viana (Caarapó).

O Prodesc

O Prodesc é desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da SED e objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo em diversas modalidades, coletivas e individuais, é realizado no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE), atendendo também Uneis, comunidades indígenas e quilombolas.

A finalidade também é identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. Em 2021, mais de 890 projetos foram aprovados e vão atender instituições de ensino de 62 municípios do estado. Além do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, o Prodesc possui outros projetos vinculados: "Projeto Bom de Bola, Bom na Escola"; Programa Forças do Esporte (Profesp), das Forças Armadas; e Projeto MS Campeões Treinamento Desportivo.

Lucas Castro Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Divulgação

Publicado por: Lucas Castro