26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

TRÊS LAGOAS

Fiscais levam 15 pessoas para a delegacia e interrompem 3 festas em MS

Agentes fazem cumprir decreto estadual do toque de recolher em vigor desde o dia 14 de março

A- A+
O novo Decreto Estadual nº 15.632 de 9 de março de 2021 começou a valer nesse último domingo (14) e os fiscais da ação "De Olho no Coronavírus"  estiveram nos bairros e pontos públicos de Três Lagoas no fim de semana para orientar e reforçar as recomendações e exigências dos órgãos de saúde.

Os agentes se dividiram em três equipes e, conforme o diretor de Vigilância Sanitária, Christovam Bazan, foram realizadas 56 abordagens em estabelecimentos comerciais, 11 notificações, 03 festas interrompidas, blitz em avenidas de grande fluxo, além da condução de mais de 15 pessoas à Delegacia por descumprimento do toque de recolher.

Ainda no domingo, uma equipe percorreu a Circular da Lagoa para orientar os frequentadores e exigir o uso da máscara. O promotor de Justiça Moisés Casarotto coordenou a ação e reflete sobre as medidas.

"O decreto pegou muitas pessoas de surpresa, além dos diversos boatos de que haveria 'lockdown' e as reações da sociedade. Neste primeiro momento, o nosso dever é orientar a todos sobre a necessidade de obedecer a estas medidas, visto que estamos no período mais crítico da pandemia. Reforçamos que a pessoa que descumprir essas exigências pode ser detida", esclareceu.

Também houve blitz nas avenidas Filinto Muller e Capitão Olinto Mancini. Os agentes esclareceram sobre o novo horário do toque de recolher (20h) aos motoristas, ciclistas e pedestres.

JOVENS SEM MÁSCARA

Para o promotor, a maior parcela de falta de conscientização está entre os jovens. "Entre todas as ações notamos a desinformação e pouco caso dos jovens com o risco de contrair o vírus. É necessário que todos se cuidem e respeitem as medidas. Este decreto fica em vigor por 14 dias e é essencial que todos colaborem para que diminua os casos positivos de COVID-19 e retornemos com medidas mais leves", complementou.

Vale reforçar que o Decreto Estadual alterou o toque de recolher para das 20h às 05h todos os dias. O comércio geral também deve estar com as portas fechadas às 20h, de segunda à sexta-feira; aos sábados e domingos o horário é às 16h. Após este horário, só podem funcionar os estabelecimentos autorizados pelo Decreto Estadual.

A ação aconteceu no sábado e domingo (13 e 14) e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual e equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

Nos próximos dias e no final de semana a fiscalização continuará exigindo as regras do Decreto Estadual.