26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Internas de Presídio comemoram Dia da Mulher com filme e palestras

A- A+

Internas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, que integram o projeto Mulheres em Foco, participaram hoje, dia 12, de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizadas pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul.

Como parte das comemorações, foi exibido o filme Malévola, que trata de uma desconstrução da Cinderela. Posteriormente haverá um novo encontro entre internas e as coordenadoras do projeto – Ana Cláudia Ledesma, Ana Patrícia Nassar e Dione Hashioka – para debater as ideias apresentadas no filme.

As internas participaram ainda de palestras sobre violência domestica e Lei Maria da Penha, direitos trabalhistas, a participação das mulheres nos espaços de poder. Durante o encontro as internas se apresentaram as palestrantes e falaram sobre as expectativas de vida após o cumprimento das penas.

Presa por tráfico de drogas desde novembro de 2012, a interna Rosimeire Sampaio, 43 anos, afirma estar arrependida pelo crime que cometeu e que o desejo é escrever uma nova história. “Quando sair daqui e voltar para a sociedade, quero fazer tudo diferente, ser honesta e digna de respeito”, disse a detenta.

Ao todo 32 internas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi integram o Projeto Mulheres em Foco, que tem por objetivo trabalhar temáticas de gênero com as reeducandas.