15 de junho de 2021
Campo Grande 28º 15º

Jacini é anunciado como futuro secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

A- A+

O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) anunciou que o atual secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, irá assumir a secretaria de Segurança Pública de seu estado.

De acordo com o jornal Zero Hora, o governador eleito anunciou outros nove nomes que irão compor seu secretariado. Ernani Polo (PP) na Agricultura, Gerson Burmann (PDT) em Obras Saneamento e Habitação, Lucas Redecker (PSDB) em Minas e Energia, Pedro Westphalen (PP) em Transportes e Mobilidade, Vieira da Cunha (PDT) na Educação, Miki Breier (PSB) no Trabalho, João Gabbardo na Saúde, Ana Pellini no Meio Ambiente e Cesar Faccioli, na Justiça.

Jacini ocupa o cargo em Mato Grosso do Sul desde 2007. Nascido em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, entrou para a Polícia Federal em 1976 e formou-se em direito em 1977, assumindo o cargo de delegado da corporação após concurso em 1980.

Já foi coordenador regional da Superintendência da Polícia Federal Rio; superintendente regional da PF em MS; coordenador central de polícia, coordenador-geral de segurança privada e diretor-geral interino do Departamento de Polícia Federal em Brasília e presidente do Idec (Convenção Internacional de Combate às drogas - Cone Sul).

Atualmente integra o Consesp (Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública), o qual presidiu por três mandatos; Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária) e Conasp (Conselho Nacional de Segurança Pública).

Dany Nascimento