29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

"Operação Fim de Ano Feliz"promete mais segurança para comerciante e consumidores

A- A+

Na manhã desta quarta-feira (2), policiais militares apresentaram juntamente com o governador do Estado, prefeito da Capital, e representantes dos órgãos de segurança pública, do comércio e a indústria a apresentaram a  “Operação Fim de Ano Feliz” o evento aconteceu na praça do Rádio Clube.

O plano de policiamento foi traçado a partir de levantamentos estatísticos e discussões com a comunidade, empresários e funcionários do comércio da Capital. O resultado é uma operação específica que começou a funcionar no dia 1 de dezembro na área central e nos principais corredores comerciais de Campo Grande.

“Nós planejamos e excutamos de acordo com a necessidade da região. A comunidade tem informações que são essenciais para encontrarmos a melhor forma de agir. O plano é um exemplo prático da filosofia de policiamento comunitário porque com a participação no planejamento, o comerciante pode ficar mais seguro em suas atividades e o consumidor pode comprar tranquilamente”, disse o comandante-geral da PMMS, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho.

O prefeito da Capital, Alcides Bernal, colocou a Guarda Municipal a disposição e também desejou sucesso aos policiais militares. “Desejo que vocês desempenhem com galhardia, altivez e ética, a missão e a função que esta farda impõe, em prol da sociedade. Campo Grande é referência para os moradores do interior do Estado que vêm para cá fazer suas compras. Espero que vocês orientem essas pessoas, trabalhem e, com as bênçãos de Deus, consigam passar por esse período sem problemas”, disse o prefeito.

No momento o governador frisou compromisso com a PM e irá atender chamando 488 soldados para o Curso de Formação de Cabo. “Hoje é apenas para oficializar o que já virou rotina em virtude da sistemática adotada. Quero desejar êxito e agradecer todos que rotineiramente insertam esse serviço para fazer um fim de ano com paz e tranquilidade para a família sul-mato-grossense. Tenho certeza de que caminhamos a passos largos rumo ao desenvolvimento graças ao trabalho da sociedade e de seus gestores”, afirmou.

Operação Fim de Ano Feliz

O policiamento especial irá acompanhar o horário de funcionamento do comércio.  Começará pouco antes da abertura dos estabelecimentos e terminará após o fechamento para garantir a segurança de trabalhadores também na saída do trabalho.

O plano abrange a área demarcada pela Salgado Filho, Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Moraes, Coronel Antonino e Ceará, com ênfase no quadrilátero central formado pela 26 de Agosto, Rui Barbosa, Mato Grosso e Calógeras.

Ainda serão atendidos pelo plano os corredores comerciais da Julio de Castilhos, Souto Maior, Bandeirantes, Vitória Zeola, Bandeiras, Manoel da Costa Lima, Marques de Pombal, Spipe Calarge, Raquel de Queiroz, Euclides da Cunha, moreninhas e Marques de Herval, além dos bairros São Francisco, São Bento e Vila Planalto. Shoppings, terminais de ônibus, rodoviária interestadual e a área bancária da Coronel Antonino também estão incluídos no plano.

Um dos objetivos é inibir a ação de criminosos e, principalmente agilizar o atendimento e prender assaltantes que usam motocicletas na prática delituosa.

 Os comerciantes estão em contato direto com os policiais militares que coordenam e executam o plano. Em caso de necessidade de atendimento, funcionários, gerentes e proprietários dos estabelecimentos ligam no celular do PM da área que irá acionar a guarnição mais próxima para prestar o atendimento. Desta forma reduz-se o tempo de resposta e aumenta-se a eficiência do trabalho.