26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Polícia

Polícia Federal e APPA realizam fiscalização ambiental no Porto de Paranaguá

A- A+

Paranaguá/PR A Polícia Federal, em conjunto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), realizou nesta sexta-feira (19/3) uma ação de fiscalização ambiental em navios e instalações offshore no Porto de Paranaguá.

A ação faz parte da Operação 30 days at sea, promovida pela INTERPOL e executada em vários continentes com o objetivo de prevenir e reprimir atividades potencialmente poluidoras cometidas em terra, águas interiores ou no mar, que possam causar poluição marítima.

Após o levantamento de dados de inteligência, foi fiscalizada a regularidade de determinadas embarcações à NORMAM-20/DPC, que trata do Gerenciamento da Água de Lastro de Navios.

Também foram seguidas as diretrizes da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição causada por Navios, com a fiscalização de destinação de resíduos gerados pelos navios.

Se forem verificadas irregularidades, poderão ser aplicadas ações da lei contra crimes que levam à poluição marítima.

Além da PF e da APPA, participaram desta cooperação preventiva a Receita Federal, o IBAMA, a Capitania dos Portos, a Polícia Militar do Paraná Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, o IAT e a SANEPAR.

Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba/PR

(41) 3251-7813

cs.srpr@dpf.gov.br

*Fotos: Cláudio Neves, da APPA