19 de junho de 2021
Campo Grande 27º 14º

Polícia Civil de MS participa de longa metragem "Sem Defesa"

A- A+

A Polícia Civil do Estado foi autorizada pelo delegado-geral, Jorge Razanauskas Neto, na participação do longa metragem “Sem Defesa”. Os policiais liberados foram os da primeira delegacia de polícia de Campo Grande.  O roteiro e produção são de David Cardoso e o diretor é Marcos Betoni.

A participação da polícia no filme é importante no fato de criar atitudes e comportamentos favoráveis aos stakeholders, cujo objetivo é reforçar sua imagem e sua identidade. Dessa forma, promove o desenvolvimento da Instituição Policial, de seus Policiais Civis, promoção das riquezas do Estado e sobre tudo valores humanos.

O delegado Wellington de Oliveira, titular da primeira delegacia de polícia de Campo Grande foi convidado pelo produtor para participar do longa e, juntamente com os delegados Miguel Said e Ana Cláudia Oliveira Marques Medina e os investigadores de polícia Juliana Neves Peres, Diana Cristina Puleo Moreira, Anderson dos Santos Rodrigues, Edilmar Luges da Silva, Walter Hugney Silva e Ricardo Moraes de Mello foram para o set de gravação na última segunda –feira, no município de Maracaju – distante 162 quilômetros da Capital. Eles atuaram representando nossa Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

O filme tem o próprio David Cardoso como protagonista. Ele faz o advogado Luís Lopes Torraca, o qual, vitimado por um assalto, acaba ficando paraplégico. A participação dos policiais é nesta cena do filme, na qual o Delegado Wellington e o advogado são amigos e se cumprimentam momentos antes do crime. Posteriormente ao ouvir disparos de arma de fogo, de forma técnica e operacional, toda a equipe de policias retornaram para o local de crime, e realizam a abordagem no local.

Temas relevantes e polêmicos são abordados no filme, como a pena de morte, maus tratos com crianças e mulheres, uso de drogas ilícitas, impunidade, lentidão da Justiça, uso de células-tronco, corrupção, além da violência social.

Durante as gravações, a equipe contou com o apoio do departamento de polícia do interior, através do delegado Ivan Barreira, e da Delegacia de Polícia de Maracaju, em que o Delegado  Amylcar Eduardo Paracatu Romero prestou total apoio, inclusive com a viatura oficial daquela Unidade Policial.

No elenco de SEM DEFESA, além de David Cardoso, seus filhos David Cardoso Júnior, James Cardoso e Oswaldo, Oscar Magrini, Ratinho, Maurício Manfrini-o Paulinho Gogó de "A praça é nossa", Luziane Baierle, César Filho, além de elenco do próprio Mato Grosso do Sul, e depoimentos de políticos e juízes. Com a participação no filme SEM DEFESA, a Polícia de Mato Grosso do Sul reforçou positivamente sua imagem de servir e proteger a sociedade.