19 de abril de 2021
Campo Grande 31º 20º

9 presos

Presos fogem de delegacia e Sinpol cobra providências sobre custódia

No final da tarde desta segunda-feira (18), foi registrado a caso de fuga de presos na cidade de Eldorado. Nove detentos fugiram durante o banho de sol, após cortarem o fio da cerca elétrica do solário.

A movimentação foi percebida pelos policiais civis que observavam por meio de câmeras de segurança, o que impossibilitou a fuga de mais presos. No momento do fato havia 36 presos na delegacia, que são custodiados divididos em quatro celas. O local tem capacidade para abrigar somente oito pessoas durante o período do inquérito.

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), a situação é de alerta para que as autoridades competentes tomem providências imediatas quanto a custódia de presos em delegacias. “A permanência de presos nas delegacias é um problema que há décadas assola os policiais civis e a comunidade que reside em torno da delegacia. Neste caso, não tivemos nenhum policial ou morador ferido, mas poderia ter ocorrido uma tragédia”, declarou o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda.

 A pessoa presa poderá ficar na delegacia, de forma provisória, somente durante a necessidade das investigações policiais, o que leva no máximo cinco dias. Depois disso ela deve ser encaminhada para uma cadeia pública para aguardar o julgamento do processo.

O caso será notificado à Delegacia-Geral e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) juntamente com a solicitação de providências imediatas. Até o momento, foram recapturados sete dos nove presos que fugiram.