26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Espetáculo “Toada Para Recolher Rastros do Céu”, com entrada gratuita

Será hoje e amanhã no Teatro da Caixa Preta, do Núcleo de Artes Cênicas da UFGD; hoje a sessão acontece ás 20h30 e amanhã em dois horários: ás 18h e 20h30

A- A+

O projeto “Entre Artes” apresenta hoje e amanhã o espetáculo “Toada Para Recolher Rastros do Céu”. As sessões acontecem no Teatro da Caixa Preta, do Núcleo de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A estreia nesta quinta-feira será às 20h30 e amanhã em dois horários: ás 18h30 e 20h30. A entrada é gratuita. A peça com direção de Nill Amaral é uma adaptação do conto “O Santo Que Não Tinha os Pés”, do escritor campo-grandense Reginaldo Costa de Albuquerque. O projeto “Entre Artes” é idealizado pelo ator Paulo Porto, licenciado em Artes Cênicas pela UFGD.

A trama de “Toada Para Recolher Rastros do Céu”, embaralha referências do interior mineiro e do Mato Grosso do Sul, buscando emergir a espacialidade rupestre que o autor do conto evoca ao contar a história de um vaqueiro e sua andança atrás de um suposto milagre repentino. A toada evidencia traços de um regionalismo forte, de um coloquialismo identitário com aspectos poéticos.

“A ideia é propor uma experiência diferente ao público ao apostar na literatura como uma forma de pensar e produzir teatro no nosso Estado. Extraiu-se de uma obra regional, no caso, o conto do Reginaldo, uma peça teatral que recriou os eixos pensados pelo autor escritor. A escolha do autor se deu naturalmente, por considerar que ele retratou de forma impar os causos de mistérios que povoam todos os interiores do Brasil”, argumenta Paulo Porto.

Para o diretor Nill Amaral, o espetáculo tem formato mais curto, potencializando as imagens do conto. “Busquei na obra de Euclides da Cunha e na moda de viola a inspiração para sublinhar essa ambiência especifica”, argumenta Nill.

A apresentação do espetáculo recebeu o apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). No elenco estão Paulo Porto, Rodrigo Alves, Alyson Felipe e Junior Souza.