21 de junho de 2021
Campo Grande 27º 16º

Fundação de Cultura doa mais de 17 mil livros para todas as escolas estaduais

A- A+

A Fundação de Cultura do Estado doa amanhã, às 9h, no Museu da Imagem e do Som, 17.472 livros para cada uma das 364 escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

O convênio celebrado entre a Secretaria de Educação e a Fundação de Cultura prevê a distribuição das publicações em caixas, cada um contendo 48 publicações de autores do Estado. Estes livros farão parte da reserva técnica e do acervo das bibliotecas das escolas dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Durante a solenidade no Museu da Imagem e do Som serão entregues as primeiras caixas para os diretores das 81 escolas estaduais de Campo Grande. As escolas do interior receberão as publicações por meio da Secretaria de Educação.

As caixas contêm livros especiais que fazem parte da identidade cultural do Estado, como “Para encontrar o azul eu uso pássaros”, de Manoel de Barros, a recém publicada “Enciclopédia das Águas”, projeto que levantou dados sobre todos os cursos de água do território sul-mato-grossense, além de livros infanto-juvenis de belas e emocionantes mensagens da autora Ariadne Cantú.

De acordo com Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a preparar o seu Plano Estadual do Livro e da Leitura. Pioneirismo que se reflete nos resultados das políticas públicas ao longo dos últimos sete anos: o Programa de Incentivo à Leitura distribuiu mais de 30 mil livros para escolas, bibliotecas e entidades culturais de todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.

"Cada baú conta com livros para iniciar ou reforçar uma biblioteca nas escolas ou entidades culturais. Elas geralmente não contam com livros dos nossos escritores. Queremos aproximar o cidadão da leitura, que é a porta do conhecimento e também ao que é produzido em nosso Estado", explica Américo Calheiros.

Programa de Incentivo à Leitura

Anualmente a Fundação de Cultura entrega para escolas e entidades culturais cestas compostas por livros de autores regionais que enriquecem os acervos e se revertem na ampliação e no reforço da paixão pela leitura.

É considerado um dos mais abrangentes projetos de difusão literária do Estado por distribuir centenas de títulos regionais e deixar ao alcance da população diversas obras produzidas anualmente em Mato Grosso do Sul.

Karla Machado com Assessoria