26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Livro com a história do voleibol em MS será lançado quinta-feira

A- A+

Acontece na próxima quinta-feira, o lançamento do livro que conta a história do voleibol em Mato Grosso do Sul, onde dois professores da Funesp (Fundação Municipal do Esporte) relatam suas experiências e trabalho da modalidade no Estado. Os profissionais de Educação Física, Wilson Anderson de Almeida e Valmir Moises Rabel, relatam no livro "Resgate histórico do voleibol de Mato Grosso do Sul – Sonhos... Histórias... Jogos...”, que registra os momentos do esporte no Estado, desde sua a criação até momentos atuais. O lançamento acontecerá no Armazém Cultural Cecília Meireles, da Esplanada Ferroviária. O professor Wilson Anderson, conhecido como Nando, explica que o livro conta a história do vôlei a partir das pessoas. “É um sonho realizado. Reunimos inúmeros fragmentos dos momentos e pessoas inesquecíveis que gostaríamos de compartilhar com os aficionados da modalidade. Essa capacidade de imaginar, fez com que tivéssemos a oportunidade de registrar de forma muito tranquila os ocorridos há tempos, diante da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS), a partir de sua fundação, das ações realizadas para o fomento do voleibol no que se refere a técnicos, dirigentes e atletas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Entre as histórias narradas no livro, está a do diretor-presidente da Funesp, José Eduardo Amancio da Mota, quando dirigiu a Federação de Voleibol de MS. Segundo Nando, é importante esclarecer que a Federação entra como um dos protagonistas nessa jornada mediante a qualidade de suas realizações, corroboradas pelas participações de Benjamin Insfran, Alex Acco, Talita Antunes e José Irio quando de suas participações em jogos do Circuito Nacional, Internacional e também em Olímpicas, com êxito e reconhecimento no meio esportivo e em nossa cultura esportiva.

Sobre o Livro

O livro inicia partindo do momento da concepção da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul, relembrando de forma cuidadosa as ações com os participantes desta implantação, iniciada em 1992. De acordo com Valmir Moises, durante muitas pesquisas, tempo e organização foi dedicado ao livro principalmente pela identificação de fatos relevantes na história, vindos a partir da década de 50. “Desde quando iniciamos o livro, sempre tivemos cientes da grande responsabilidade de viabilizar e organizar as ações e seus protagonistas, ilustrando personagens contidos em seis décadas, elucidando impactos, contribuições e benefícios alcançados com a chegada do Professor Alcídio Pimentel e era dos jogos Noroestino e COPAGAZ e fatos e resultados recentes no vôlei de praia”.

Para a publicação do livro, os professores tiveram apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Fundo de Investimento a Cultura da Fundação de Cultura de MS e para o lançamento recebam apoio da FVMS e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte. Serviço O evento tem horário programado para as 19 horas, no Armazém Cultural, que se localiza na avenida Calógeras nº 3.065 - Esplanada Ferroviária.

Karla Machado com PMCG