O artista Romero Britto está processando a Apple Inc. e uma empresa de design na corte federal norte-americana os acusando de uso indevido de suas imagens coloridas e estilo distinto em campanhas de marketing.
O processo pede reparação de danos não especificados da empresa californiana e da dupla de design Craig Redman e Karl Maier, chamada Craig & Karl, responsável pela campanha global “Crie Algo Novo”.
A ação judicial, registrada na última semana na corte federal de Miami, onde a empresa do brasileiro é baseada, faz uma série de acusações, entre elas violação de direitos autorais e concorrência desleal. Também pede que uma juíza mande parar com o mau uso das imagens de Britto.
A campanha “Crie Algo Novo” foi citada na ação como exemplo recente do uso da arte de Britto nas campanhas da Apple.
Romero Britto, cujo estúdio em Miami fica a um quarteirão de uma loja da Apple, tem contratos de licenciamento com inúmeras marcas, como Coca-Cola, Mattel e FIFA.
Segundo os advogados de Britto, mesmo que as imagens da Apple não sejam exatamente uma cópia do trabalho do brasileiro, o uso de cores fortes e a repetição de estampas são tão distintos do trabalho dele, que as artes podem ser consideradas como plágio.
“Essa combinação específica de elementos visuais quando usada na íntegra cria uma impressão visual distinta que é única de Britto”, diz a ação judicial.
Ainda segundo os advogados, quando a campanha “Crie Algo Novo” foi lançada, Britto teria recebido mensagens de pessoas o parabenizando pela parceria com a Apple.
O processo, no entanto, é baseado em imagens criadas pelo estúdio Craig & Karl para outros clientes, além da Apple. “Redman e Maier estão sistematicamente usando a arte de Romero Britto para conseguir trabalhos e avançar em suas próprias carreiras”, acusam os advogados.








