22 de maio de 2024
Campo Grande 23ºC

OUTUBRO ROSA

Saiba um pouco mais sobre a Fisioterapia para Mulheres Pós-Mastectomia

Liberação miofacial após a mastectomia não é um "bicho de sete cabeças "

A- A+

O que é o Sistema Linfático e qual sua Função?
O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos e gânglios, que produzem e transportam o fluido linfático por todo o corpo. Tem a função de proteção contra bactérias e vírus, pois produzem anticorpos para combater infecções.

O que é Linfedema e quais os Sinais Mais Evidentes?
É o acumulo de fluído linfático no braço e na mão, que pode ocorrer após a retirada dos gânglios axilares na cirurgia. Sendo assim, ocorre um extravasamento da linfa dos vasos e gânglios linfáticos para outros tecidos, provocando dor e inchaço no braço operado. São sinais de linfedema: inchaço, dor, vermelhidão, febre acima de 37,8ºC. É de grande importância procurar o médico e a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

O que são Glânglios e qual sua Função?
São pequenos órgãos em diversos pontos da rede linfática que atuam na defesa do organismo humano produzindo anticorpos.

Auto Massagem
Promove estimulo da circulação linfática periférica e diminuição de fibroses e aderências na região da cicatriz. Deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia, de forma lenta e pressão suave.

Massagens para a mama

 

Massagem para a mama

Após a retirada cirúrgica da mama, aderências teciduais podem ocorrer e restringir movimentos de abdução e flexão do ombro ipsilateral a incisão cirúrgica.

Para restaurar a amplitude de movimentos deste conjunto articular, a liberação miofascial é uma grande aliada no pós-operatório da Mastectomia.

Dr Glauber Andrade especializado em cuidar da saúde da mulher 



A abordagem facilita inclusive a reconstrução por prótese mamária auxiliando a estética e auto-estima da paciente.

No pós-operatório de mastectomia é necessário realizar alongamentos específicos na musculatura encurtada para evitar desvios posturais e tendinopatias.

A prevenção e o auto exame é essencial