26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Segunda fase de vacinação contra febre aftosa começa hoje em Mato Grosso do Sul

A- A+

O calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul continua hoje (13) com o início da segunda etapa de imunização de rebanho bovino e bubalino no Estado. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), a segunda fase segue até o dia 27 de novembro e devem ser feita na região de fronteira (antiga ZAV).

Conforme o órgão, a imunização só precisará ser feita em  animais com até 24 meses. A data limite para a realização do registro da vacinação será até o dia 14 de dezembro.

A mudança aconteceu através de um pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) ao Iagro, que ao apresentar os relatórios do Estado ao MAPA, recebeu daquele Ministério a liberação da obrigatoriedade da vacinação em todo o rebanho, como acontecia há oito anos.

Para a região do planalto, que também só vacinará os animais de até 24 meses, o período é de 03 de novembro a 07 de dezembro para aplicação e até 18 de dezembro para registro. Os criadores da região do pantanal que optaram pela vacinação somente nesta segunda etapa, devem vacinar o gado de mamando a caducando e registrar, no mesmo período determinado para a região do planalto.

O registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, via web, no site da Iagro ou em casos específicos. Mato Grosso do Sul mantém há quatro anos o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, sem nenhum incidente registrado, desde então.