25 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Cultura

Dedicado às mães, Festa do Cordeiro acontece em maio

A- A+

A 4ª Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha de Campo Grande acontecerá no Dia das Mães, 14 de maio, neste ano. Portanto, será uma edição especialmente dedicada a homenagear as “guapas patroas campeiras” que serão mimadas com brindes e muita deferência durante toda a programação. A Festa do Cordeiro integra o Calendário de Eventos de Campo Grande e tem sido sucesso de público desde sua primeira edição, em 2014. Para este ano a intenção é melhorar o que for preciso, porém mantendo intocável a estrela da festa – os pratos à base de cordeiro.

“Já reservamos 24 cordeiros da raça Dorper, especial para corte, com no máximo cinco meses de idade, que é até quando a carne tem a textura e o sabor diferenciado”, anuncia o patrão do CTG, Jânio Golin. A atração principal é o cordeiro assado inteiro, no estilo uruguaio, mas quando a mesa é posta outro prato à base da carne tem feito muito sucesso: o cordeiro no tacho, cozido lentamente sobre brasas em um buraco, misturado a frutas e legumes.

O preparo do Cordeiro no Tacho começa no sábado pela manhã. A carne é picada em pedaços médios, temperada com alecrim, sal, pimenta e outras especiarias, e vai para os recipientes em que é coberta por maçãs, cebolas, batatas e cenouras. Em seguida os tachos são acomodados no fundo de uma vala com 4,5 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1 metro de profundidade, onde se formou uma camada espessa de brasas após horas de fogo. O buraco é tampado por folhas de zinco e recoberto de terra e nesse ambiente os tachos permanecem por oito horas. Quando são abertos, o que se vê e o odor que a mistura exala tortura até os mais retovados paladares.

Já o churrasco de cordeiro tem uma receita mais simples, porém nada fácil. Os segredos começam no preparo das carcaças, ensina o vice-patrão Osmar Christofari, um dos responsáveis pela churrasqueira. É preciso extrair as glândulas que podem impregnar a carne do mau cheiro que tanto incomoda quem não sabe apreciar a excelente carne de cordeiro. “Sem essas glândulas e com o tempero apropriado a carne de cordeiro apresenta um odor delicado e sabor levemente adocicado, ideal para crianças e mulheres, que normalmente são mais exigentes”, afirma.

O assado do cordeiro segue a tradição do modelo uruguaio. As carcaças são espetadas inteiras e dispostas em pé, ao redor de um fogo de chão, e vão assando levemente desde às 6h da manhã. Quando chega o meio-dia o churrasco está no ponto perfeito.

Todos os acompanhamentos de um bom almoço gaúcho compõem a farta mesa da Festa do Cordeiro, como arroz, farofa, saladas, mandioca. Quem não gosta mesmo de cordeiro não fica sem opção, terá frango assado no capricho. No bar: vinho, cerveja, refrigerantes e água e ainda haverá doces variados pra sobremesa. Abrilhantam a festa apresentações artísticas dos grupos de dança do CTG e o baile com o Grupo Rancho Grande que se estende por toda a tarde. Durante a programação serão sorteados vários brindes entre as mães presentes.

Serviço

O CTG Farroupilha está localizado na Avenida Ernesto Geisel, 930, bairro Monte Castelo, após o viaduto da Mascarenhas de Moraes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 99915-4136 ou 99983-5810. (Com Assessoria)