26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Três Lagoas

Acidentes domésticos com crianças dobram no período de férias

A- A+

Mais que dobrou o número de acidentes domésticos com crianças na temporada de recesso escolar em Três Lagoas. A informação é do 5° Grupamento de Corpo de Bombeiros do município. Somente em julho, até a data de ontem (20), os militares já contabilizaram oito ocorrências desta natureza. O balanço reforça que houve elevação nos casos já que, de janeiro a junho, a média de atendimentos ao público infantil era de 3,6 ao mês.

De acordo com o 1° sargento Josué dos Santos Morais, de todas as ocorrências acompanhadas neste período de férias, nenhuma pode ser considerada grave. As vítimas receberam os primeiros socorros dos próprios militares e seguiram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de serem examinadas por um médico, elas puderam ir para casa. Os registros mais comuns foram os de queimaduras, tombos, engasgamentos, intoxicações químicas e acidentes durante a prática de esportes e brincadeiras

Anos Anteriores

Dados do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas revelam que o município apresentou relevante queda nos acidentes domésticos com crianças em 2015. Nos anos anteriores, o número de casos constatados foi três vezes mais. A unidade também observou diminuição na quantidade de tentativas de trotes pelo telefone de emergência 193.

Bombeiros na escola

Desde o mês de março deste ano, mais de 70 palestras foram ministradas pelo Grupamento de Três Lagoas por meio do projeto ‘’Bombeiros na Escola’’. Lançado pelo governo do Estado, a ação é desenvolvida em unidades de ensino e em programas sociais mantidos pela Secretaria de Assistência da prefeitura. No município, três mil crianças e adolescentes receberam orientação e treinamento sobre prevenção de acidentes domésticos e práticas de primeiro socorros.