26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Enfermeiros podem paralisar atividades em Nova Andradina

A- A+

Profissionais de enfermagem do município de Nova Andradina, distante a 297 km da Capital, poderão suspender as atividades no município na próxima semana. Segundo a categoria, o governo do estado ainda não fez o repasse financeiro Fundo Municipal de Saúde de Nova Andradina e profissionais de enfermagem do Hospital Regional estão com salários atrasados.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores na  Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS), o valor devido pelo governo é de R$ 700 mil. “Entramos em contato com a Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau/NA) que nos informou que o valor repassado pela prefeitura municipal é insuficiente para custear todos os gastos do hospital, sendo necessário a complementação da verba estadual para o pagamento dos profissionais”, explica o presidente Lázaro Santana.

Precariedade

De acordo com o presidente do SIEMS a saúde nos municípios de Mato Grosso do Sul passa por situações difíceis. “O governo estadual,  faz muita publicidade de melhorias nos municípios. Mas, lamentavelmente, ao percorrer as cidades do interior o que constatamos são hospitais em estados precários, folhas de salários atrasadas e deficientes condições de trabalhos”, critica.  E acrescenta “ciente de que a situação da saúde dos municípios é difícil, ainda trava recursos que deveriam ser repassados dentro dos prazos estabelecidos. Prova disso, é o que está acontecendo na cidade de Nova Andradina, onde o Fundo Municipal de Saúde têm recebido a verba com frequentes atrasos,” completa Santana.