26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

ECONOMIA

Índice ABCR cai 18,4% em março e supera impacto gerado pela greve dos caminhoneiros

Valor contempla efeito de apenas dez dias de quarentena pelo Covid19. Foi a maior queda desde a criação do índice em 1999

A- A+

Em março de 2020, o índice ABCR de atividade apresentou variação de -18,4% em comparação com fevereiro de 2020, considerando os dados dessazonalizados. O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas sob concessão e é elaborado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada. Foi a maior queda desde a criação do índice em 1999, superando o impacto gerado pela greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 22,7%, enquanto o de veículos pesados recuou 4,1%. “O índice de março captou os primeiros impactos do coronavírus e das políticas de saúde em prol do isolamento social, que passaram a ter grande volume de adesão a partir do dia 20. Dessa forma, esse contexto influenciou de forma mais substancial o tráfego nas estradas pedagiadas no término do último mês”, afirma Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

Em 2012, o índice ABCR foi incorporado ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE.

Além dos dados de março contemplarem apenas parcialmente as consequências da pandemia de Covid-19, o impacto no setor ainda foi amenizado pelo fato de que parte dos caminhões estava em viagens longas ou cumprindo transportes previamente programados. Como explica o especialista, “atividades essenciais seguem em funcionamento integral ou reduzido, o que influencia na continuidade, ainda que limitada, do fluxo pedagiado de caminhões”.