MS Notícias

quinta, 04 de junho de 2020

ECONOMIA

Índice ABCR cai 18,4% em março e supera impacto gerado pela greve dos caminhoneiros

Valor contempla efeito de apenas dez dias de quarentena pelo Covid19. Foi a maior queda desde a criação do índice em 1999

Por: REDAÇÃO09/04/2020 às 14:06
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução/Divulgação

Em março de 2020, o índice ABCR de atividade apresentou variação de -18,4% em comparação com fevereiro de 2020, considerando os dados dessazonalizados. O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas sob concessão e é elaborado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada. Foi a maior queda desde a criação do índice em 1999, superando o impacto gerado pela greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 22,7%, enquanto o de veículos pesados recuou 4,1%. “O índice de março captou os primeiros impactos do coronavírus e das políticas de saúde em prol do isolamento social, que passaram a ter grande volume de adesão a partir do dia 20. Dessa forma, esse contexto influenciou de forma mais substancial o tráfego nas estradas pedagiadas no término do último mês”, afirma Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

Em 2012, o índice ABCR foi incorporado ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE.

Além dos dados de março contemplarem apenas parcialmente as consequências da pandemia de Covid-19, o impacto no setor ainda foi amenizado pelo fato de que parte dos caminhões estava em viagens longas ou cumprindo transportes previamente programados. Como explica o especialista, “atividades essenciais seguem em funcionamento integral ou reduzido, o que influencia na continuidade, ainda que limitada, do fluxo pedagiado de caminhões”.

 

 

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma