25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Índice de ferrugem asiática aumenta no Estado

A- A+

A doença da ferrugem asiática que atinge as folhas da soja tem aumentado, mesmo com o avanço da colheita da safra 2013/2014. São 19 ocorrências na cidade de Chapadão do Sul, dois em Costa Rica. Um em Maracaju e um em dourados, elevando os registros, de 6 para 23 no Estado.

De acordo com o analista técnico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Lucas Galvan, a incidência de alguns casos de ferrugem posem ser devido ao aumento do volume de chuvas e da elevação da umidade. Na última safra foram constatados 32 casos da doença no Estado.

A melhor maneira para evitar a doença é o monitoramento constante das lavouras e o cumprimento do vazio sanitário, período em que os agricultores deixam de plantar para inibir o aparecimento de pragas e doenças.

Foram registradas 224 ocorrências da ferrugem asiática no Brasil, com maior incidência em Goiás (84), seguido de Rio Grande do Sul (40), Paraná (31), Mato Grosso (24) e Mato Grosso do Sul (23). A safra de soja sul-mato-grossense atingiu nesta terça-feira (28) 4,5%, o equivalente a 99 mil hectares dos 2,2 milhões dedicados à cultura.

Tayná Biazus