19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

MERCADO DE TRABALHO

No mundo, quedas de altura são as principais causas de acidentes de trabalhadores

MSA Safety do Brasil promove evento gratuito em Ribeirão Preto e Porto Alegre para reverter esse cenário e explicar às empresas o que fazer para reduzir os perigos de acidentes

A- A+

As quedas de altura têm sido uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais do mundo. Ocorrem cerca de 121 incidentes abrangendo quedas de altura todos os dias, sendo que 60% estão associados às quedas de andaimes, plataformas, escadas, bordas de telhados e tetos quebradiços (Health and Safety Executive, 2018). No Brasil, o problema se dá, em sua maior parte, na indústria e na construção civil, por causa da ausência de equipamentos de proteção individual ou coletiva, falta de capacitação dos trabalhadores e iniciativas que visem eliminar o trabalho em altura.

Sabendo disso, e tentando reverter o número de acidentes que envolvem pessoas que realizam atividades em altura, a MSA do Brasil, líder do mercado global de produtos para segurança do trabalho, promoverá a 3ª edição do “Congresso Anual de Proteção Contra Queda”. Neste ano, o evento, que se dará de forma presencial, ocorrerá em duas cidades distintas, mas com a mesma programação: uma delas é em Ribeirão Preto (SP), no dia 31 de agosto; e a outra, em Porto Alegre (RS), em 2 de setembro.

A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) fixa as condições e as medidas de proteção para o trabalho em altura, que contempla toda atividade executada acima de 2 metros do nível do solo, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores comprometidos direta ou indiretamente com este tipo de tarefa.

Ao ser questionado sobre os principais cuidados que as empresas devem ter para reverter o alto índice de acidentes e óbitos de trabalho provenientes das tarefas em altura em nível nacional, o especialista de proteção contra quedas da MSA do Brasil, Emanuel Araujo, fala que, a princípio, o melhor remédio é tentar evitar esse tipo de atividade. “Mas, se isso não for possível, o melhor a ser feito é eliminar o perigo de queda usando barreiras de proteção. Por fim, caso não haja nenhuma dessas duas possibilidades anteriores, é essencial que a empresa disponibilize um sistema de proteção individual contra queda, capaz de minimizar, ao máximo, os efeitos causados pelo impacto da queda livre no corpo do ser humano”.

Na opinião de Araujo, a capacitação dos profissionais da área de saúde e segurança é outro ponto de destaque, por isso, será um tema a ser muito explorado durante o Congresso, visto que, em suas palavras, “somente com conhecimento é possível mudar a atual conjuntura”.

Entre os convidados do Congresso, destaque para o engenheiro civil e de segurança do trabalho Gianfranco Pampalon, que falará sobre as normas regulamentadoras e sua aplicação no trabalho em altura; o técnico Daniel Oliveira, que explicará como garantir a segurança em telhados; Emanuel Araujo, que apresentará as inovações tecnológicas a respeito do assunto; e Rogério Souza, gerente de produto de proteção contra quedas e coordenador da Comissão de Estudos de Normas da ABNT (CB-32) de Equipamentos para Trabalho em Altura, que traçará um panorama sobre as tendências para o futuro no que diz respeito à proteção contra quedas.

Em Ribeirão Preto, o evento ocorre no SEST SENAT, localizado na rodovia Anhanguera, Km 319, no bairro Avelino Alves Palma. Já em Porto Alegre, o Congresso ocorre na PUC-RS (Prédio 09, Auditório Térreo), situada à avenida Ipiranga, 6681, bairro Partenon. Em ambas as localidades, a abertura acontece às 9 horas e o encerramento às 16h30.

Os interessados em se inscrever em Ribeirão Preto devem acessar o site: III Congresso de Proteção Contra Queda - Ribeirão Preto em Ribeirão Preto - 2022 - Sympla; e, em Porto Alegre, o link para obter o ingresso é: III Congresso de Proteção Contra Queda - Porto Alegre em Porto Alegre - 2022 - Sympla. As vagas são limitadas.

Veja abaixo a programação completa do Congresso: