26 de setembro de 2020
Campo Grande 37º 24º

AGRONEGÓCIO

Responsáveis por 8% do PIB nacional, mulheres do agro têm encontro especial em Maracaju

Showtec 2020 traz painel para elas debaterem desafios e soluções

O ambiente do agronegócio vem passando por mudanças com a presença cada vez mais forte das mulheres no setor. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o agronegócio representa 25% do PIB, sendo que as mulheres são responsáveis pela gestão de pelo menos 8% do PIB, ou seja, US$ 165 bilhões. E para discutir a importância do papel da mulher neste segmento, o Showtec 2020 traz o Encontro de Mulheres do Agronegócio, no próximo dia 22, às 16h.

Para a gerente do Sindicato Rural de Maracaju e uma das organizadores do evento, Claudia Nogueira, a força feminina tem sido cada dia mais fundamental dentro do agro. “As mulheres sempre estiveram em ação, porém antes atuavam nos bastidores. A mulher atual está vindo à frente do negócio e procurando cada dia mais assumir seu espaço e conquistando credibilidade seja do mercado de trabalho ou como da própria família”, pontua. 

De fato, elas são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do setor, número bem acima do registrado na indústria (22%) e na área de tecnologia (20%), conforme levantamento da Abag. O estudo revelou também que 73% das mulheres do agronegócio atuam dentro da porteira, sendo 58% delas proprietárias ou sócias das propriedades. 

Visando ampliar a rede de conhecimentos sobre o tema, o encontro começa com a palestra "Postura e Comportamento profissional: importância nos dias atuais e o posicionamento feminino", com Adriana Estivalet, consultora pessoal e corporativa em estilo e imagem. Dando sequência a programação, será realizada a apresentação do projeto "Sebrae - Encadeamento Produtivo: Mapeando as cadeias do Agro Regional", com Flávia Rosa Santos Silva. 

Em seguida, haverá a palestra "Inovação no agro: como calibrar o olhar no dia a dia para o novo", com Gabrielle Terra Souza, do Grupo Água Tirada e, para finalizar, um debate mediado por Ana Nery Terra Souza, do Sindicato Rural de Maracaju. "Acredito que o feeling da mulher é bastante aguçado, tendo em vista que ela pode atuar em várias áreas com a mesma qualidade e dedicação. Indo desde a produção, comercialização, área social e educacional. Mas é importante lembrar que estamos para somar e não dividir forças", enfatiza.

O Encontro Mulheres do Agronegócio acontece no dia 22 de janeiro, a partir das 16 horas, durante o Showtec 2020, em Maracaju. Para conferir mais informações e programação completa, acesse o site http://www.portalshowtec.com.br/.