25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Taxas de água e esgoto estão estipuladas em contrato e não são irregulares

A- A+

A audiência pública realizada nesta tarde para rever as taxas do esgoto de Campo Grande, promovida pelo vereador Chiquinho Telles (PSD) esclareceu os preços cobrados e a qualidade de água distribuída na Capital. De acordo com a diretora presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos e Delegados, Ritva Cecília, o aumento anual da taxa de esgoto e água é feito em relação a inflação monetária, que deste ano foi de 5,58%, como previsto em contrato.

A Capital hoje se encontra em sexto lugar a nível de Brasil com a menor taxa de cobrança no serviço de água e esgoto. São cobrados 70% da taxa mínima no esgoto em relação ao consumo de água, sendo que em alguns estados é cobrado 100% deste valor. Além disso, Campo Grande possui 73% de esgoto, sendo que, a estimativa é que até o ano de 2025, 100% da população seja beneficiada, e 98% de águia tratada.A Capital, de acordo com outras capitais do país, está entre as melhores, no quesito água tratada e adepta ao consumo.

IMG-20140218-WA0002

Foi lembrado pela vereadoro Rosi ( PSDB) a importância de ter representantes como prefeitos, vereadores, governadores e presidentes que invistam no setor para que a empresa, como exemplo,  a Águas Guariroba, não precise cobrar um valor abusivo do consumidor.

Há diversas reclamações no Procon, como explica o representante Alexandre Rezende, de insatisfação em relação aos preços cobrados, porém, não há como mudar o valor no momento nem ressarcir o consumidor pois é algo estipulado no contrato. As mudanças só acontecerão caso seja refeito, e imposto um valor menor no acordo do município com a concessionária.

Ritva explica também que em relação à taxa cobrada de rede de esgoto cobrada em um empreendimento, seria hoje de mais de R$ 789,00, porém, é cobrado pela empresa valor pouco acima de R$ 530,00..

O presidente das Águas Guariroba afirma que hoje muitos proprietários não entram em contato com a empresa para implantar a rede de esgoto, fazendo de forma particular, isso acaba contaminando o lençol freático e hoje 90% dos poços artesianos estão contaminados com esgoto.

Campo Grande possui hoje 3.700 quilômetros de ruas, e caso ocorra algum vazamento, ou não esteja de acordo, basta entrar em contato com a empresa para que equipes sejam enviadas ao local e solucionados os problemas.

Tayná Biazus