25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

CINEMA

A Netflix está mudando a maneira que assistimos filmes?

Os serviços de streaming são um dos avanços mais importantes do cinema nos últimos anos

A- A+

Eles revolucionaram a maneira como consumimos filmes. O público não precisa mais ir ao Shopping para cada novo lançamento por medo de perdê-lo. Além disso, os fãs de cinema não precisam mais ir a uma locadora e pagar por cada filme que desejam assistir. Através dos serviços de streaming, os clássicos estão muito mais acessíveis.

No entanto, a crescente disponibilidade de filmes em ambientes domésticos não controlados e a crescente personalização de como os consumidores podem assistir a um filme levantam algumas questões interessantes. Além dos streamings há as tvs: como planos Sky, Claro net TV, Oi, entre outras.  

A Netflix está mudando a maneira como assistimos filmes? De certa forma, sim. A maioria, se não todos, os filmes se destinam a ser vistos em uma tela grande. Mesmo aqueles criados pela própria Netflix são criados para serem de qualidade cinematográfica, filmados de forma a possibilitar projetá-los segundo os padrões da indústria do cinema. Depois, eles são reduzidos para o streaming.

Além disso, há uma grande diferença entre a qualidade digital de um filme de streaming e a projetada nos cinemas. Perdemos uma quantidade profunda de detalhes na transição de um arquivo de filme com capacidade de cinema para um que você pode encontrar em um serviço de streaming. Remover um filme do ambiente do teatro é fundamentalmente alterá-lo.

Além de fornecer ao público os meios para assistir a filmes tão distantes do formato pretendido, a Netflix parece também manter os seus filmes bem longe dos cinemas. O serviço de streaming recentemente não chegou a um acordo com as redes de teatro sobre a exibição do tão esperado filme de Martin Scorsese.

O fracasso em fazer um acordo não é apenas culpa da Netflix. Os cinemas estão exigindo uma parcela bastante alta dos lucros da venda de ingressos para compensar a menor janela de exibição exigida pela Netflix.

Netflix e outros serviços de streaming são essenciais. Eles fornecem ao público uma biblioteca extensa de filmes apenas a dois cliques de distância. No entanto, esses serviços também acabam diminuindo a experiência que um filme deveria transmitir. Da próxima vez que assistir a um lançamento pelo seu celular ou com todas as luzes da casa acesas, reserve um momento para pensar em como você realmente deveria estar assistindo ao filme.

Leia também: Filmes para empreendedores.