19 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

VACINAÇÕES

Aplicação contra influenza em crianças termina na 2ª, enquanto contra a Covid-19 amplia alcance

Pequenos tem até dia 10 para tomarem sua injeção, enquanto jovens já podem se cadastrar para serem imunizados

A- A+

Informações da Agência Municipal de Notícias de Campo Grande alertam moradores do Estado que este é o último fim de semana para  vacinação contra Influenza de crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade. Pais e responsáveis podem procurar as unidades de saúde até o dia 10 de maio, próxima 2ª feira.

Segundo a Prefeitura Municipal, nesse público alvo ainda estão trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e indígenas. Em 2021 a campanha de vacinação acontece de forma diferente, começando já com o público de crianças, já que os idosos estão recebendo a vacinação contra Covid-19 e é necessário um intervalo de pelo menos 15 dias entre as duas doses.

Já na próxima 3ª feira (11.mai.2021), começa a segunda fase dessa campanha, destinada para pessoas a partir de 60 anos.

De acordo com o portal CG Notícias, mesmo que a busca pela vacina tenha aumentado em 2021, a procura em geral está abaixo do esperado. Só na primeira etapa da campanha, espera-se aplicar mais de 100 mil doses do imunizante.

“Há uma busca maior por parte do público infantil, mas ainda muito menor do que a nossa meta. Temos que vacinar pelo 95% de cada grupo, sendo que, somente de crianças a serem vacinadas, esta população está estimada em mais de 65 mil com idade de seis meses a menores de seis anos”, diz Veruska Lahdo, superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Para a vacina contra a influenza, a população pode procurar as unidades de saúde entre 08h e 11h. Onde não está acontecendo a vacinação contra Covid-19 também há a alternativa de aplicação no período da tarde, das 13h às 16h45.

COVID-19

Na vacinação contra o novo coronavírus, a novidade fica por conta da notícia de que pessoas a partir dos 18 anos, com ou sem comorbidade podem começar seus cadastros no sistema de identificação VACINA CG.Jovens podem se cadastrar para vacina
Hoje (06.mai.2021), já podem procurar a vacina pessoas com comorbidades com 35 anos ou mais, trabalhadores da Educação Básica e Superior e profissionais de Assistência Social de e pessoas com deficiência permanente, o que incluí amputados, com 35 anos ou mais, além dos trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais (profissionais ativos formados e em exercício em estabelecimentos de saúde).

As doses são aplicadas em mais de 60 locais espalhados pelas sete regiões urbanas de Campo Grande: Drive-thru Ayrton Senna, Drive-thru Albano Franco e Guanandizão, 7h30 às 22h, Seleta 7h30 às 16h45, IMPCG 13h30 às 19h30 e 55 unidades de saúde, de 13h às 16h45.

Gestantes e puérperas - com até 45 dias pós-parto - podem procurar também a vacinação, com atendimento exclusivo nos drives Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems e no  Centro de Vacinação Guanandizão, das 7h30 às 22h. A Sesau pede que essas mulheres levem consigo a carteirinha do pré-natal.

Atualmente, continua suspensa a aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac, sendo que Campo Grande espera a chegada de novas doses para retomar o calendário.