28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Coronavírus

Bebê de 3 meses com coronavírus morre no Ceará, diz secretaria

A- A+

Uma bebê de três meses diagnosticada com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) morreu na sexta-feira (3), na cidade de Iguatu, no interior do Ceará. A criança foi encaminhada a um hospital no município em 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia. As informações são do G1.

O exame que detectou o coronavírus foi feito no dia em que a criança faleceu, a partir de amostras de secreções. A secretaria de Saúde do município confirmou o resultado positivo do teste. O Ceará possui 1.013 casos de Covid-19 confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), de acordo com dados atualizados nesta segunda-feira (6). Ao todo, 29 pessoas morreram.

A bebê começou a apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março e foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de atendida, a criança voltou para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

Os pais da bebê afirmaram que não suspeitaram da doença porque a menina apresentava problemas de saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com Síndrome de Bartter – uma alterações nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue.

Devido à síndrome, elafazia acompanhamento no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, para onde os pais e a criança viajaram no dia 11 de março. “Quando a gente se deslocou para ir para Fortaleza, no dia, ela não teve contato com ninguém. A consulta dela foi à tarde, mas estava só eu e ela. Eu fiquei na casa de uma colega até a hora da consulta pra gente não ficar exposta na rua”, conta a mãe da criança.

Após a viagem, no dia 30 de março, as dificuldades da criança para respirar aumentaram e os pais levaram a menina novamente à UPA. De lá, a paciente foi encaminhada ao hospital onde ficou até falecer. “Depois que entubaram, ela teve três paradas cardíacas e saiu uma secreção como se fosse sangue”, lembra uma familiar.