29 de setembro de 2020
Campo Grande 37º 20º

Sarampo

Campanha de vacinação contra o sarampo segue até março

Considerando que no mês de janeiro deste ano ainda foi possível observar a circulação do vírus de sarampo de forma ativa no país, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, deu início a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, no dia 10 de fevereiro e segue imunizando a população até 13 de março, tendo como público-alvo as pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos.

De acordo com Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização, a adesão e ações de vacinação deste público são ferramentas fundamentais e necessárias, a fim de garantir a devida proteção, como também interromper a circulação do vírus do sarampo em todo país.

"Contudo, temos como objetivo resgatar essa parcela da população (5 a 19 anos), avaliar a situação vacinal de cada um e assim, vacinar de forma seletiva aqueles não vacinados e/ou completar esquema vacinal conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação”.

Segundo Edvan, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde e do Núcleo de Imunização dará cumprimento à campanha neste mês de fevereiro.

Será elaborada uma logística de atendimento por parte da Atenção Básica e, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, todas as unidades básicas de saúde ofertarão a vacina contra o vírus do sarampo em seu horário de funcionamento.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.