28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

"FORNO"

Cidades de MS estão entre as mais quentes do País

Região pantaneira, registrou na última segunda-feira (09, março) temperatura de 39,1°C

A- A+

Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul tem sido uma das regiões mais quentes e secas do País. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a região pantaneira, registrou na última segunda-feira (09, março) temperatura de 39,1°C, seguida de Aquidauana com 37,4°C e Bonito com 37C°. Na terça-feira (10.3) novamente a região de Corumbá ficou entre as dez cidades brasileiras com as mais altas temperaturas, com 38,6°C.

Além do calor, o clima seco também tem atingido maior parte do Estado. A cidade de Costa Rica registrou 20% de umidade do ar na segunda-feira e ficou entre os municípios mais secos do país. Corumbá e Amambai também integram a lista com índices de 21%, e Juti com 22%. Na terça, Amambai seguiu na lista acompanhada de Sidrolândia com 20% e 21%, respectivamente.

CHUVA PREVISTA 

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) com base no sistema de previsão global NCEP/NOAA, não há previsão de chuva significativa para os próximos dias. Ao menos até o dia 17 de março (terça-feira), o tempo segue firme em todo Estado, e a expectativa é de baixo acumulado, com volume de chuva de 16 milímetros para grande parte de Mato Grosso do Sul. Exceto na região extremo nordeste, onde as chuvas podem chegar a 70 milímetros, porém sem oferecer risco a população.

A partir do dia 18 de março, as chuvas devem retornar gradativamente ao Estado. Neste período, há possibilidade de elevação das chuvas em Mato Grosso do Sul, e os acumulados podem variar entre 30 a 60 milímetros ao longo do período, conforme boletim do Cemtec. “Nas regiões norte e nordeste do Estado, os acumulados poderão ser mais significativos do que nas demais áreas, entretanto ainda não oferece risco a população”.

UMIDADE DO AR 

O tempo seco requer alguns cuidados com a saúde, pois a baixa umidade do ar provoca desconfortos como, ressecamento das mucosas e risco de infecções.

Uma das principais recomendações é manter o corpo hidratado, ou seja, ingerir bastante líquido e também usar cremes hidratantes para amenizar o ressecamento da pele, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar, óculos de sol e fazer refeições leves. Nos ambientes, use umidificador de ar ou toalha umedecida. Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Fonte: Portal do MS.