26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

MEIO AMBIENTE

Azambuja sugere criação de selo para produtos com Carbono Neutro aos estados do Codesul

Fazem parte do Codesul os três estados do Sul do País

A- A+

Em Curitiba, na terça-feira (30.nov.21), o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sugeriu aos membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), a criação de um "selo para produtos de Carbono Neutro). 

A identificação veleria para os produtos dos Estados que compõem o Codesul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que integram o Conselho desde 1992.

A reunião foi a última de 2021, onde ocorreu a cerimônia de posse do novo presidente do Codesul, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. 

Lembrando do prêmio Solar & Storage Live Awards 2021 conquistado pelo Projeto Ilumina Pantanal, em Birmingham, na Inglaterra, o governador de Mato Grosso do Sul defendeu ainda a união de esforços para que os estados do Codesul atinjam a neutralidade nas emissões de carbono e possam ter um “selo de valorização dos produtos”.

“Temos que discutir a neutralidade das emissões. Cada estado tem a sua política, mas se juntarmos essas políticas em um conjunto talvez possamos alcançar a meta em menor tempo e nós vamos ter um selo de sustentabilidade da produção dos quatro estados da região Sul [três da região Sul e Mato Grosso do Sul, do Centro-Oeste] e será muito importante”, afirmou Reinaldo Azambuja.

O encontro também discutiu o protocolo de intenções para o desenvolvimento sustentável a partir de novas fontes de energia e um balanço do planejamento estratégico do grupo, chamado Visão Regional 2040.

Reinaldo Azambuja falou sobre logística, Malha Oeste. O governador sugeriu que os estados planejem medidas conjuntas para incentivar a vacinação da população contra a Covid-19.

Mato Grosso do Sul já vacinou mais de 81% da população com ao menos uma dose e mais de 70% completaram o ciclo vacinal.

Fonte: Governo MS