26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

BANDEIRA VERMELHA

Com MS em emergência hídrica, energia ficará mais cara em julho, anuncia Aneel

Abrange 5 Estados brasileiros e vale até setembro de 2021

A- A+

Vinte e quatro horas após o governo federal emitir alerta de emergência hídrica para região da bacia do Rio Paraná, que abrange 5 Estados, entre eles, Mato Grosso do Sul, hoje (28.mai.21) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou a bandeira vermelha 2 e com isso em julho a energia virá mais salgada ao bolso do consumidor. 

Segundo a Aneel, em julho, a cada 100 quilowatts-hora consumidos, será acrescido o valor de R$ 6,24 na conta de energia elétrica.

A agência reguladora afirmou que “maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis. Junho inicia-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas”, o que eleva os custos relacionados a risco hidrológico.

O sistema de bandeiras regula o valor cobrado dos consumidores, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha sendo a última quando há mais dificuldades e com taxas mais altas.