26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Conselho Federal concede aval para chapa 44 prosseguir com campanha na OAB/MS

A- A+

Integrantes da chapa 44 “Uma OAB para todos” conseguiu o direito de concorrer ao pleito na OAB/MS, após receber pedido de impugnação. Na semana passada a Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul julgou procedente pedido de impugnação da chapa 44, por entender que os advogados José Belga Trad e Giovana Maria Assis Trad, que concorrem a secretário-geral e a suplência de Conselho Federal são irmãos e que por isso estariam impedidos de concorrerem. Em documento, o Conselho Federal  decidiu que "...não existe inelegibilidade a impedir que concorram aos cargos que postulam na OAB/MS".

De acordo com o candidato a presidente, Luiz Renato Adler, a chapa entrou com pedido de recurso contra a decisão da Comissão Eleitoral, contestando  interpretação da pasta. "Quem alegou que nossa chapa tem nepotismo não conhece a legislação. Não há impedimento para que os parentes concorram no mesmo pleito. O que não pode é um parente já eleito nomear o outro. Se ambos concorrem juntos não há aproveitamento do cargo nem favorecimento de ninguém", afirma a candidata a vice-presidente da Chapa 44, Mônica Barros Reis.

Na avaliação do candidato a presidente da chapa, advogado Luiz Renato Adler " esta foi uma clara demonstração de que os adversários temem o nosso crescimento. Estamos realizando uma campanha ética e propositiva e a justiça será feita nas urnas no dia 20",  disse Luiz Renato.

De acordo com o advogado Lamartine Ribeiro, que concorre a conselheiro estadual pela chapa 44, no seu caso, sua esposa, Andréa Flores e ele concorrem para conselhos diferentes,  e por isso, ambos não atuariam juntos, o que seria permitido pelo estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil Nacional.

No total seis chapas concorrer ao pleito na OAB/MS. O atual presidente Julio César, Mansour Karmouche, Lázaro José Gomes Júnior, July Heyder da Cunha Souza, Afeife Hajj e Luiz Renato Adler Adler.  As eleição está prevista para dia 20 de novembro. A OAB/MS 12 mil inscritos, mas, conforme, regras do edital, apenas os que estão em dia com o pagamento da carteirinha  da OAB.