26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Coronavírus

Corumbá e Ladário somam 35 casos de coronavírus, com 15 em isolamento domiciliar

Municípios confirmam 18 pessoas recuperadas

A- A+

As cidades de Corumbá e Ladário registram nesta sexta-feira (29) 35 casos confirmados do novo coronavírus, com 15 pessoas em isolamento domiciliar e 18 recuperadas. Não há relatos sobre os demais doentes no banco de dados do Covid-19 do Ministério da Saúde.

Com taxa de contaminação em 3,81, cada doente pode transmitir o coronavírus no Estado para outras 38 pessoas. Por isso, é importante ficar em casa sempre que possível. Ao todo, 5 pessoas de 20 a 29 anos estão ou estiveram infectadas, 5 de 30 a 39 anos, 14 de 40 a 49 anos, 10 de 50 a 59 anos e 1 acima dos 60 anos.

A maioria dos doentes das cidades tem cardiopatia ou hipertensão: 4 de cada do total confirmado. O ranking de comorbidades é seguido por asma, com 3 casos, imunidade frágil, com dois casos e 1 caso casa de diabetes e problema renal.

Do mesmo modo que nas outras cidades, o drive-thru funciona da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid Corumbá, pelos telefones 6798472 8850; 984674573 ou 984732408, relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal como febre, coriza, dor na garganta, entre outros.

As coletas agendadas são realizadas no SAMU – Rua N.Sra. da Candelária, s/nº, bairro Universitário e na unidade de saúde localizada na Rua Colombo s/n ao lado do Hemonúcleo, para as pessoas que não possuem automóvel.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura

Mato Grosso do Sul deixou de ser o Estado com a menor incidência da doença, ou seja, menor número de infectados a cada 100 mil habitantes, perdendo o posto para Minas Gerais e Goiás. Mas mantém o menor número de casos e mortes. Por isso, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.