30 de novembro de 2020
Campo Grande 35º 24º

CORONAVÍRUS MS

Covid-19: são 121 casos, 4 mortes e contaminação de 77,8% ao dia em MS

Desrespeito ao isolamento social favorece o aumento de casos. Só ontem (14.abril) tiveram 6 novos casos em Campo Grande

Expressivo em Mato Grosso do Sul, o coronavírus cria sensação de impotência nas autoridades. Gráfico divulgado ontem (14.abril), pela secretária-adjunta da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Cjristinne Maymone, revela que entre a segunda quinzena de março e 1ª quinzena de abril, a contaminação teve aumento diário de 77,8% em MS.

Em transmissão ao vivo na tarde de ontem, entre os dias 14 e 31 de março, a média de contaminação era de 2,7 casos ao dia, o caso saltou para a média de 8 casos no final de março. 

Em abril o gráfico revela o dado preocupante, entre os dias 1 e 14, a média se manteve em uma média diária de 4,8 casos. Uma semana após o início do mês de abril, já havia se confirmado 14 infectados com o vírus em MS.

A elevação está diretamente associada ao descumprimento do isolamento social. “A diferença nas médias diárias demonstra que estamos, lentamente, mas progressivamente, aumentando a nossa curva exponencial do coronavírus”, alertou a secretária-adjunta.

O número de casos confirmados da doença no Estado subiu de 115 para 121 nesta quarta-feira (15). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 30 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado hoje em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Hoje, 15 de abril, são 121 casos confirmados no Estado, 49 estão em isolamento domiciliar, 39 finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, 18 estão internados, sendo nove em hospitais públicos em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e 9 em hospitais privados, 4 em UTIs. 11 pacientes tiveram alta hospitalar e foram registrados quatro óbitos.

Os seis casos novos confirmados hoje são todos de Campo Grande, sendo quatro homens, de 34, 38, 51 e 74 anos e duas mulheres, de 50 e 58 anos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 1.033 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 861 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 30 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h e 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde pública o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

VEJA O BOLETIM EPIDEMOLÓGICO DE ONTEM