16 de maio de 2022
Campo Grande 21º 13º

Defesa Civil e Inmet alertam para chuvas e ventos fortes em Mato Grosso do Sul

A- A+

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul disparou SMS alertando a população para chuvas de intensidade moderada a forte no Estado. "Alerta com grau de severidade muito alta para chuvas intensas pontuais. Evite áreas alagadas", informa a mensagem que chegou no final desta tarde aos números cadastrados no 40199. 

Conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia, válido até amanhã (27) de manhã, Mato Grosso do Sul pode ter chuvas com acumulados que vão de 50mm a 100mm/dia, além de ventos intensos que podem atingir entre 60-100 km/h com chance de queda de granizo. O alerta na colorações amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas, vale para maior parte do Estado, e o laranja, perigo de tempestade, para região sul e faixa leste.  

Entre as instruções do Inmet estão: em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Se houver a possibilidade desligar aparelhos elétricos da tomada e o quadro geral de energia. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm (arquivo)

Fonte: Governo MS