19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

PRÓXIMAS 12H

Defesa Civil emite alerta de tempestades e chuvas intensas em MS

A Defesa Civil orienta a população para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas

A- A+

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil comunicou nesta 3ªfeira (12.maio) que Mato Grosso do Sul deve ficar em alerta às chuvas intensas nas próximas 12 horas. O aviso pede para se evitar áreas e vias alagadas e prevê tempestade na região pantaneira.  

Enviado para celulares cadastrados gratuitamente no número 40199, o alerta foi elaborado em cima dos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até às 23h59 de hoje.

Tempestades mais severas com ventos de até 100 quilômetros por hora devem atingir as cidades das regiões do Pantanal, Sudoeste e Sul-Fronteira, como Corumbá, Ladário, Bonito, Bodoquena, Amambai, Porto Murtinho e Sete Quedas. 

Já os municípios das regiões Centro, Norte e Sul sul-mato-grossenses, além de parte do Leste, devem ser afetados por chuvas de até 60 quilômetros por hora. Entre eles estão Água Clara, Campo Grande, Dourados, Mundo Novo, Nova Andradina e Santa Rita do Pardo.

INSTRUÇÕES

A Defesa Civil orienta a população para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda; e se possível, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

LEIA TAMBÉMMS é um dos estados com mais mortes por raios no Brasil, diz estudo

SMS

Para se prevenir e evitar tragédias, a Defesa Civil possuí um sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber um envio por SMS quando houver risco de desastre basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.