26 de outubro de 2020
Campo Grande 27º 22º

CONTRAN

Detran adota placa do Mercosul em MS; obrigatória para veículos novos

Também deverão ter as placas substituídas, veículos que tiverem mudança de categoria

A partir do dia 3 de fevereiro, o Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) deverá aderir ao novo modelo de Placa de Identificação Veicular, conhecido popularmente como Placa Mercosul, instituída em junho do ano passado por meio da portaria 780 do Conselho Nacional de Transito (Contran). Sobre esse assunto, o diretor-presidente do Detran, Luiz Rocha, e o diretor de Tecnologia da Informação, Robson Roberto Alencar, concedem entrevista à imprensa nesta segunda-feira (20) na sede do órgão, às 8h30.

Inicialmente, segundo o Detran, as substituições serão exigidas para veículos zero quilometro, transferência de propriedade com município ou unidade federativa distintos ou em caso de se constatar em vistoria, dano ou violação da placa.

Também deverão ter as placas substituídas, veículos que tiverem mudança de categoria, furto, extravio ou roubo da placa, perda ou danos no lacre ou tarjeta. A troca também deverá ser feita caso haja a necessidade de instalação de segunda placa traseira de engates para reboques ou carroceria intercambiável. Além de todas essas situações, o proprietário pode optar pela troca.