31 de outubro de 2020
Campo Grande 26º 18º

Procon

Em comemoração ao mês do consumidor, Procon intensifica atendimentos nos bairros

Neste mês de março, as ações do programa Procon Presente serão intensificadas, devido a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, neste domingo (15). Desde o dia 10, o Procon Campo Grande tem levado atendimento e orientações jurídicas em diversos bairros da Capital, com o objetivo de atender o maior número possível de consumidores.

“Essa ação foi intensificada devido a data, mas nós sempre convocamos a população a ir até o Procon e procurar o programa que mais se encaixa com o seu perfil. Nós fazemos consultorias, damos orientações jurídicas e práticas para que os consumidores estejam cada vez mais conscientes e independentes. Nosso objetivo é harmonizar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores. Com o programa Procon Presente, o cidadão campo-grandense vai poder ser orientado e até mesmo abrir reclamação sem sair do seu bairro”, comenta o subsecretário Valdir Custódio.

O programa existe desde 2018 e atende nas Associações de Moradores, Centro de Referência de Assistência Social, igrejas e outros.

No Brasil, em 1976 foi criado o primeiro PROCON (Fundação PROCON), e em 1990 foi criado o Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal nº 8078/90, que entrou em vigência em 11 de março de 1991. Desde então, muitas legislações têm sido promulgadas em favor dos consumidores e os órgãos de defesa do consumidor têm atuado na proteção desses direitos.

A data teve origem com o discurso do presidente norte-americano, John F. Kennedy, sobre os direitos dos consumidores aos membros do Congresso daquele país. “All of us are consumers” (Todos nós somos consumidores), disse ele, então a fala se tornou o marco fundamental para o nascimento dos direitos dos consumidores e impactou os Estados Unidos e o mundo.

Acompanhe a agenda aqui ou em nossas redes sociais:

10/03 e 13/03 – Associação de moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian

11/03 e 18/03 – CRAS do Bairro Zé Pereira

12/03 – Associação de moradores do bairro Canguru

14/03 – Igreja Evangélica Caiobá II

14/03 – Associação de moradores bairro Coophavila II

18/03 – Associação de moradores Jardim Aero Rancho II

20/03 – UBSF Vila Fernanda