28 de outubro de 2020
Campo Grande 28º 21º

Porto Murtinho

Empresa que fará projeto da ponte em Porto Murtinho será anunciada em 19 de março

De acordo com o ex-ministro Carlos Marun, evento de anuncio acontecerá em Campo Grande

A empresa vencedora do certame de escolha de quem fará o projeto executivo para a construção da ponte sobre o rio Paraguai, ligando Porto Murtinho a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, na Rota Bioceânica, será anunciado em Campo Grande no dia 19 de março, conforme revelou nesta sexta-feira (21) o ex-ministro Carlos Marun.

Hoje atuando no conselho da Itaipu Binacional, Marun foi ministro Secretaria de Governo do ex-presidente Michel Temer e indicado no dia 28 de dezembro de 2018 para o cargo na Itaipu, que participa ativamente das conversas para a concretização da Rota Bioceânica.

“As notícias para Mato Grosso do Sul continuam boas. O processo para o início da construção da ponte em Porto Murtinho segue em ritmo acelerado e dia 19 de março vamos em Campo Grande anunciar o vencedor do projeto executivo desta ponte”, frisa Marun, em vídeo gravado por ele para as redes sociais.

A construção da ponte custará 75 milhões de dólares. A escolha da empresa responsável pelo serviço ficará a cargo do governo paraguaio. O escolhido terá que elaborar estudo de viabilidade técnica, econômica, socioambiental, engenharia e fiscalização, cadastro e auditoria para a construção da ponte sobre o rio Paraguai.

Essa é a primeira etapa antes do efetivo início das obras para levantar 680 metros de ponte, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estimativa é de que o empreendimento gere 1 mil empregos em 35 meses de obras.