26 de novembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

QUARENTENA

Exames de Covid-19 serão feitos na Capital a partir de 13 abril

O atendimento será diário de 08h30 às 16h30 por meio do disk Covid

A partir de segunda-feira, dia 13, inicia em Campo Grande o serviço “Drive-Thru Coronavírus” para realização de exames RT PCR, considerado o mais eficiente, em pacientes com suspeita de Coronavírus (Covid-19). O atendimento será diário de 08h30 às 16h30 por meio de agendamento prévio pelo disk Covid (67 3311 6262), que já poderá ser feito nesta sexta-feira (10). A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS).

Com o objetivo de dar mais agilidade no diagnóstico e segurança da população, a coleta dos exames para o coronavírus será feita sem a necessidade do paciente descer do veículo, conforme sugere o termo “Drive-Thru”. Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

Conforme informações do Governo do Estado, a pessoa deve entrar em contato pelo disk Covid (67 3311 6262), relatar os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 26 de março.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Veruska Lahdo, devem ser disponibilizados de 100 a 150 exames por dia. Além do atendimento à população com profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande irá contribuir com o transporte do material biológico para o Laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ou Laboratório Central (Lacen).

O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.