23 de novembro de 2020
Campo Grande 35º 20º

CURA

Fármaco que trata HIV combate a Covid-19, diz pesquisa da Fiocruz

Os testes estão sendo realizado no Rio de Janeiro e já há artigo público na revista científica Bjorvix

Atazanavir é um fármaco antirretroviral da classe dos inibidores de protease, utilizado para tratar o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O fármaco se prova mais eficiente no combate ao Covid-19, e já ‘está à frente nas pesquisas, como o remédio mais eficaz para eliminar o coronavírus. Os testes estão sendo realizado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro e já há artigo público na revista científica Bjorvix, que atestam o sucesso do fármaco na eliminação do vírus Convid-19. 

Na revista, o título do artigo científico anuncia: “replicação da SARS-CoV-2 e a produção de citocinas pró-inflamatórias”.
 
O estudo realizado in vitro constatou que o medicamento atazanavir é capaz de inibir a multiplicação do vírus e também de bloquear e diminuir o processo inflamatório nos pulmões.

Isso vai além dos prognósticos atuais e impede o agravamento e a evolução do quadro clínico da doença.

Especialistas investigaram o uso combinado do atazanavir com o ritonavir, outro medicamento utilizado para combater o HIV.

VEJA O ARTIGO AQUI

TESTE IMEDIATO

Como se trata de uma substância usada há muito tempo com segurança, o remédio pode ser testado imediatamente em seres humanos.

“A análise de fármacos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à covid-19, juntamente com a adoção dos protocolos de distanciamento social já em curso”.

É o que diz o virologista Thiago Moreno, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde – CDTS/Fiocruz, principal autor do estudo.

Os pesquisadores deram atenção especial ao atazanavir, graças a trabalhos científicos anteriores, que já tinham mostrado a eficácia do remédio como inibidor de protease, substâncias que inibem a replicação viral.

Com informações do Estadão e Biorxiv