19 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

DIA DO IDOSO

Fundação Manoel de Barros realiza Live com Maria Quitéria nesta quinta-feira

Nesta semana comemorativa, FMB também inicia ação Jardim do Manoel, incentivando idosos a cultivarem árvores e plantas

A- A+

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no dia 01 de outubro, a Fundação Manoel de Barros, por meio do projeto Ativa Idade e com o apoio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e da Uniderp, realiza nesta quinta-feira (01), às 19 horas, a Live Show ´Pro Dia Nascer Feliz´ com o ator Arce Correia, interpretando a personagem Maria Quitéria. A apresentação será realizada ao vivo, no canal do Youtube da Fundação e será aberta ao público.

“O Dia do Idoso tem o papel de nos fazer refletir sobre a importância de um ser humano maravilhoso que acumula no coração juventude, que tem experiências e muito a nos ensinar. O idoso é como a raiz de uma grande árvore e se essa raiz não é cuidada, os galhos, as flores e os frutos começam a se desintegrar. Então, acredito que o idoso é a nossa raiz, a base de tudo, é a história de cada um de nós. E para celebrar os nossos idosos preparamos essa Live super especial que contará com o humor e a alegria da super Maria Quitéria, para proporcionar um momento de descontração e divertimento para os idosos e seus familiares”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

´Jardim do Manoel´

´Deus disse: Vou ajeitar a você um dom: Vou pertencer você para uma árvore. E Pertenceu-me (...)´, diz Manoel de Barros no poema ´Deus Disse´. Para promover uma atividade manual prazerosa e incentivar o cultivo de árvores e plantas, a FMB preparou um kit de jardinagem com uma jardineira, sementes variadas e terra para os idosos do projeto Ativa Idade cultivarem o ´Jardim do Manoel´.

Esses kits serão entregues pelos colaboradores da Fundação para cada participante, no portão de suas residências, seguindo todas as medidas de segurança e de prevenção contra a covid-19, como uso de máscaras, luvas, álcool em gel e mantendo a distância necessária, sem nenhum contato físico. Os idosos também receberão via whatsapp vídeos produzidos pelo curso de Agronomia da Uniderp, com orientações sobre as formas de plantio e cuidados.

O projeto Ativa Idade é realizado pela FMB desde 2013 e tem o propósito de promover a autoconfiança do idoso, para que ele se torne uma pessoa mais participativa na sociedade. São oferecidas aulas de ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas. Antes da pandemia as atividades eram diárias e presenciais, mas com a atual conjuntura, a entidade passou a criar estratégias e atividades onlines para continuar caminhando ao lado dos idosos.

Fundação Manoel de Barros

Instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Getnet, Raizen e Uniderp e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/, Facebook, Instagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.