29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Medicina

Homeopatia pode ser usada no tratamento de Dengue, Zika e Chikungunya

A- A+

A dengue é uma velha conhecida dos brasileiros. Nos últimos anos, porém, o país inteiro tomou conhecimento de duas novas doenças também causadas pelo Aedes aegypti: a chikungunya e a zika. Criada há mais de 200 anos, a Homeopatia é uma opção de tratamento e apresenta resultados efetivos.

A médica homeopata Vera Lucia de Vasconcelos Chaves, do Recife (PE), tratou pacientes com essas três doenças, conhecidas como arboviroses, e registrou a boa resposta da medicação homeopática. Ela destaca que os pacientes que não fizeram uso de analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides apresentaram melhores resultados.

“O tratamento homeopático baseia-se na totalidade sintomática, agindo de forma a estimular o organismo a se curar”, explica Vera. A homeopatia trata sempre o doente e não a doença.

A cura é uma resposta ao estímulo energético dos medicamentos e não é diferente no caso do tratamento da dengue, zika e chikungunya. Como a resposta de cada organismo é individual, Vera Vasconcelos explica que não é possível precisar em quanto tempo ocorre a recuperação de cada pacientes. A médica destaca, porém, que a medicação individualizada leva a melhores resultados quando comparada com a ação do medicamento tradicional. Por isso, a importância de sempre procurar um médico homeopata.

Outro ponto destacado pela pesquisadora é que a medicação homeopática, por ser diluída e dinamizada, não tem ação química e, por isso, não causa efeitos colaterais, como ocorre com os remédios tradicionais, que afetam órgãos nobres, como rins e fígado, entre outros.

Vera Lucia de Vasconcelos Chaves é uma das palestrantes do 33º Congresso Brasileiro de Homeopatia e esse assunto foi discutido no primeiro dia do evento, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. 

Congresso Brasileiro de Homeopatia – O maior congresso de homeopatia do Brasil acontece a cada dois anos e reúne profissionais de todo o país. A 33ª edição acontece em Campo Grande (MS), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2016. O evento é promovido pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMBH). Neste ano, junto com o Congresso, acontece O 13º Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia e o 1º Congresso de Atualização em Homeopatia Veterinária. As inscrições para o XXXIII Congresso Brasileiro de Homeopatia já estão abertas. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.congressodehomeopatia.com.br.