24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

ABUSO DE PODER

Jovem é colocado em viatura e aparece morto; 12 PMs são indiciados

PMs tentaram danificar prova do crime e teriam trocado a roupa do jovem após execução

A- A+

Ao menos 12 Policiais Militares paulistas foram afastados após serem filmados mexendo em uma câmera de monitoramento que seria prova de que eles colocaram na viatura o vendedor David Nascimento dos Santos, de 23 anos, encontrado morto na madrugada de 26 de abril, na Favela do Areião em São Paulo. As informações são do portal Ponte

De acordo com as imagens registradas pelo circuito de monitoramento, o jovem foi abordado pelos PMs enquanto aguardava a chegada de um lanchem, em frente de sua casa. A viatura do Batalhão de Operações Especiais (Baep) realizou a abordagem do jovem às 19h06 de 25 de abril e colocaram no banco de passageiro da viatura.

Os familiares saíram à procura do jovem e encontram seu corpo jogado em uma viela na favela, com marcas de tortura e com um tiro no peito e na cabeça. 

Cerca de 24h mais tarde, na noite do dia 26 de abril, os policias voltaram ao local onde embarcaram o jovem na viatura e, mexeram na câmera de monitoramento da rua, e depois voltaram ela para a mesma posição. Imagens de uma câmera anônima registrou o exato momento. 

A mãe de David, relatou que jovem usava uma roupa que não era dele. Ela suspeita que os Pms tenham trocado a roupa do filho. “Meu filho sumiu de bermuda e chinelo. Quando mataram eles trocaram a roupa. Foi a polícia que trocou a roupa. A calça do Corinthians nunca foi dele, nem aquele sapato”, disse Cilene Geraldina dos Santos, de 38 aos à Ponte.

VEJA O VÍDEO 

PMS ALEGAM TROCA DE TIROS

Jovem foi encontrado morto com sinais de tortura.  

O 5º DP de Osasco, cidade na Grande São Paulo, registrou a ocorrência como morte decorrente de intervenção policial, resistência e excludente de ilicitude. Os policiais alegaram que trocaram tiros com David.

Na versão oficial, policiais do Baep perseguiram quatro homens em um veículo modelo Onix na avenida Presidente Altino. Eles teriam abandonado o veículo na favela em que David morava.

Os policiais explicaram à delegada Maria Cristina da Silva Sá que foram a pé atrás dos quatro e que um deles, que estava atrás de uma moita na rua Manoel Antônio Portela, atirou depois deles se identificarem.

Este homem seria David, atingido por cinco tiros. Socorrido ao Hospital Regional de Osasco, ainda de acordo com os PMs, ele não resistiu e já chegou morto por volta das 21h35. Os PMs asseguraram que David estava uma pistola 9 mm.

A delegada apreendeu a suposta arma do jovem, além do fuzil calibre 5.56 usado pelo sargento Carlos Antônio Rodrigues do Carmo, de 42 anos, e as pistolas calibre .40 dos PMs Vagner da Silva Borges, de 32 anos, e Lucas dos Santos Espíndola, de 33 anos.

A VIDA DE DAVID

David era fã do MC Kauan Coringa e sonhava ser funkeiro | Foto: Arquivo/ Ponte 

David tinha o sonho de ser cantor de funk. Sua inspiração era o MC Kauan Coringa, que prestou uma homenagem ao saber da morte do rapaz.

Enquanto não vivia do funk, onde era conhecido como Dede ou MC 2Dêeh, ele tinha como ganhava dinheiro vendendo balas e doces na Marginal Pinheiros, via próxima à Favela do Areião.

“Mataram ele pela aparência. Não procuraram saber se realmente ele tinha feito algo de errado naquela noite, e pegaram o primeiro que viram”, lamentou uma amiga de infância de David, que preferiu não ser identificada.

Uma deputada paulista, Erica Maluguinho do PSOl, disse que o crime vai para a conta do governo.  “Está na conta do Estado mais uma morte de um jovem negro!”, disse a parlamentar em sua rede social. 

AFASTAMENTO DE 12 PMS

A Ponte questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, administrada pelo general João Camilo Pires de Campos neste governo de João Doria (PSDB), sobre as novas imagens e aguarda um posicionamento.

Anteriormente, a InPress, assessoria de imprensa terceirizada da SSP, informou à reportagem que mantinha o mesmo posicionamento dado anteriormente, no qual afirma que o vídeo “está sob análise e a Corregedoria da PM acompanha o andamento das investigações”.

Na nota, a pasta afirma que 12 PMs foram afastados da função após a morte de David – eles seguem recebendo seus salários normalmente, apenas atuando em setor administrado e não nas ruas enquanto durar a investigação do caso.

“Todas as circunstâncias relacionadas aos fatos são investigadas por meio de inquérito policial instaurado pelo 93º DP (Jaguaré), responsável pela área e por meio de IPM instaurado pela Polícia Militar”, diz a SSP.

Após questionamento da Ponte, a Ouvidoria de Polícias de SP disse que foi informada sobre o caso e abrirá procedimento para acompanhar as investigações da Corregedoria da PM e da Polícia Civil.

Fonte: *Ponte