O Mestre Marcio Hirszberg, um dos seis mestres brasileiros formado e habilitado pela Federação Sul-Americana de Krav Maga, ministrou neste final de semana entre os dias 6 e 7 de novembro de 2021, em Campo Grande, treinamentos sobre as defesas contra agressões urbanas e ataques com facas.
De acordo com o anunciado, Marcio tem mais de 25 anos de atuação na defesa pessoal israelense.
O Krav Maga é uma arte marcial que se utiliza de técnica desenvolvida na década de 40 em Israel, por Imi Lichtenfeld e aplicada da mesma forma pelo Krav Maga, Mestre Kobi. A arte foi criada para que qualquer pessoa, homem ou mulher, independentemente de sua idade ou preparo físico, pudesse se defender de um ou mais agressores, armados ou não.
Segundo explicou o Instrutor Giulio Cesar, habilitado pela Federação Sul-Americana de Krav Maga e responsável pela prática no estado de Mato Grosso do Sul, nas variadas situações de agressões que as pessoas podem vivenciar o controle das emoções e, consequentemente das reações, é o ponto fundamental para que a vida seja preservada. “Sendo assim, em cada treinamento, proporcionamos que o praticante se sinta o mais próximo possível das situações reais, preparando seu estado físico e emocional para que ele possa se defender com segurança”, afirmou o instrutor.
“Não se trata de um esporte e sim de uma técnica de defesa e por isso, não há regas ou possibilidade de competição. São técnicas simples e rápidas que visam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital etc. Dessa maneira, elimina-se a necessidade de uso da força bruta, o que iguala o forte, o fraco, o grande e o pequeno”, completou.
O Mestre Marcio veio à Campo Grande para treinamentos especiais de pessoas que já praticam o Krav Maga.
No treinamento, Mestre Marcio propiciou aos participantes a vivência de situações controladas, porém próximas à realidade, para que a prática do Krav Maga seja exercitada, tanto tecnicamente – a partir de movimentos rápidos e eficazes - quanto mentalmente – a partir de um ambiente que simula a realidade, para que o preparo emocional também seja trabalhado.
Segundo ele, um dos objetivos desses seminários intercambiados - que são realizados em todo o Brasil - é o de promover uma troca experiências entre os Mestres, Professores e Instrutores de Krav Maga.
O MS Notícias entrevistou o mestre Marcio. Perguntado sobre como e o porque procurou a prática da arte marcial o mestre fez um resumo inicial explicando que a violência da cidade onde vivia e vive (Rio de Janeiro) o levou a procurar meios de se sentir mais seguro, o Kav Maga chegou por esse canal. Veja quatro pontos da entrevista abaixo, role para o lado para seguir vendo o que diz o mestre:
Quando perguntado se já teria em alguma ocasião se utilizado das técnicas da luta para sair bem de uma ocasião de assalto, o Mestre diz que estar seguro o evitou que ele sofresse agressões. Veja abaixo:
O Instrutor Giulio Cesar, aposta que a prática da luta pode ser feita por qualquer pessoa. Em entrevista ao MS Notícias, Giulio contou como aquele que tiver interessado pode o procurar a academia, por enquanto há uma Centro apenas em Campo Grande - na Rua Rui Barbosa, 4430 - Centro. Da ótica de Giulio, a Federação presenteia seus alunos em todo país ao fazer o intercâmbio de mestres, enviados para diversas cidades de estados brasileiros. Veja a entrevista completa abaixo:











