22 de setembro de 2020
Campo Grande 27º 18º

ARTIGO

Manchas no rosto; o que fazer?

Cuidados básicos no dia a dia são essenciais para evitar as manchas

As manchas no rosto incomodam muitas pessoas de diversas idades. Cuidados e prevenção é muito importante para evitá-las. Elas são causadas por diversos fatores, normalmente são fruto de acnes, queimaduras, exposição solar, processos inflamatórios ou até mesmo procedimentos e reações causadas por algum cosmético ou algum procedimento inadequado ao fototipo ou tipo de disfunção.

Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos, explica que temos manchas no rosto, porque os fatores que estimulam a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele) são responsáveis por causar as manchas. “A hereditariedade também é outro fator que influencia no seu aparecimento, assim como a exposição solar e o uso de medicamentos – antidepressivo, anticoncepcional e anticoagulante”, aponta.

A especialista esclarece que muita maquiagem não causa manchas no rosto, desde que os produtos sejam de boa qualidade. O ideal é preparar a pele antes da maquiagem e fazer uma total remoção dos produtos da pele.

TIPOS DE PELES QUE AS MANCHAS SÃO MAIS COMUNS 

As manchas são comuns principalmente em pele negra e morena, ou seja, fototipos que possuem a melanina mais ativada. Peles claras também possuem tendência, isso vai de acordo com o cuidado e a hereditariedade.

“TRATAMENTOS” CASEIROS

É preciso tomar cuidado. Principalmente na internet, são encontradas diversas receitas caseiras que prometem acabar com as manchas no rosto, mas esses tratamentos podem ser perigosos. O mais indicado é procurar um profissional para auxiliar nessa questão. O rosto é uma parte delicada do corpo, e a utilização de produtos caseiros, pode piorar ou causar reações adversas.

CUIDADOS 

Adélia Mendonça aponta que alguns cuidados para evita-las uso do protetor solar com fator UVA/UVB, a conscientização desde criança e o uso de acessórios com fator de proteção como bonés, viseiras e chapéus.

Além disso, para cuidar corretamente de manchas no rosto, primeiro deve-se procurar um especialista para descobrir qual o tipo de mancha e como corrigir a disfunção.

Também, um ponto importante, mas por vezes esquecidos, é que os cuidados devem começar ainda na infância. Os pais devem auxiliar os filhos desde criança a usar o protetor solar e acessórios com filtro solar, assim ele vai crescer sabendo dos devidos cuidados que deve ter para evitar as manchas.